Imprimir

Notícias / Política Cultural

Com organização da UFMT, congresso virtual promove debate sobre gênero e sexualidade

Da Redação - Marcos Salesse

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Encontro Internacional de Diversidade Sexual, Étnico-Racial e de Gênero (CINABEH), dessa vez organizado por uma diretoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com uma programação totalmente virtual, o evento deve acontecer entre os dias 25 de março a 15 de maio de 2021. Os detalhes sobre inscrições e prazos de envio de trabalhos já estão disponíveis no site do evento, para acessar, clique aqui

Leia mais:
‘Maratona de jornalismo cultural’ traz palestras, debates e oficinas online

Com o tema “Políticas da Vida: Coproduções de saberes e resistências”, a proposta do evento é incentivar os debates sobre gênero e sexualidade em diversas áreas do conhecimento. Dividido em três momentos, o encontro conta com uma programação composta por conferências, mesas, palestras e mostras artísticas. 

Em quase 20 anos de trajetória, essa é a primeira vez que o congresso acontece sem o apoio financeiro das principais agências brasileiras de fomento científico, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

“Pela primeira vez não teremos apoio financeiro dessas agências de fomento. E isso tem um impacto muito grande. Estamos fazendo um evento dentro das nossas possibilidades, com o apoio por exemplo da emenda parlamentar da deputada Rosa Neide”, comenta a presidente da associação, Bruna Irineu. 

Apesar das questões financeiras e práticas, Bruna aposta que mesmo de forma virtual o congresso será um momento de partilha e crescimento. “O congresso acontecendo na UFMT, mesmo que de maneira virtual, mostra o acúmulo que os pesquisadores e pesquisadoras mato-grossenses têm no cenário nacional sobre os estudos de gênero e sexualidade. É um momento muito importante para a nossa universidade”, finaliza. 

Além da submissão de trabalhos, os participantes podem submeter propostas para minicurso, oficina, mostra artística e lançamento de livro. O edital para submissão de resumos para modalidade de Comunicação Oral e Pôster segue aberto até 10 de março. 

O congresso é uma realização da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre as Relações de Gênero (NUEPOM), Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva). 
Imprimir