Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artistas cuiabanos terão suas trajetórias narradas em documentários financiados pela Lei Aldir Blanc

Da Redação - Marcos Salesse

Dois artistas visuais cuiabanos terão suas vidas narradas por meio das telas dos cinemas em produções mato-grossenses. Em fase de gravação, o documentário ''#doceidentidadedebabu78'' vai abordar a vida e obra do pintor e grafiteiro cuiabano Adão Silva, o Babu 78. Já a trajetória de Nilson Pimenta ganhará forma por meio da produção do documentarista Amilton Martins da Silva.

Leia mais:
Aprovado pela Lei Aldir Blanc, curta gravado em Cuiabá aborda HIV e cultura drag queen

Ambos os projetos estão em fase de produção e contam com o financiamento da Lei Aldir Blanc. No trabalho sobre Babu, o incentivo partiu do edital da Prefeitura de Cuiabá. Na obra sobre Nilson Pimenta, o suporte financeiro veio por meio do edital Conexão Mestres da Cultura, organizado pelo Governo de Mato Grosso. 

Um dos cenários escolhidos para as gravações sobre o trabalho do grafiteiro foi o Museu da Caixa D’água Velha. No espaço foram realizadas filmagens com o artista que devem integrar o trabalho final. 

De acordo com o artista, ser personagem principal de um filme é motivo de orgulho. “Ser o personagem principal desse documentário, sendo um dos contemplados no edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, é motivo de orgulho. Isso demonstra o meu esforço e com isso consigo incentivar os demais artistas que vale a pena viver da arte”, afirma. 

A obra ainda não tem previsão de lançamento, mas segue sendo produzida por uma equipe de documentaristas e profissionais do audiovisual. 

Já o documentário sobre a trajetória do pintor naïf, Nilson Pimenta, ganhou força e palco no local onde o artista deu seus primeiros passos nas artes plásticas, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 



Até o momento, entrevistas com colegas de trabalho, familiares e colecionadores das obras de Nilson já foram gravadas e devem compor o resultado final. De acordo com a produtora executiva do projeto, Viviane Vilela, apesar de desafiadora, a execução da obra tem sido gratificante. ''Cada entrevistado nos revela facetas do artista até então desconhecidas, estamos descobrindo o amor que ele tinha pela arte e como ele transmitia essa paixão aos seus alunos de pintura'', disse a produtora.

Com o final das gravações com os entrevistados, a equipe entra no processo de edição e finalização do material audiovisual. A expectativa dos responsáveis pela produção é de lançar o material no dia 20 de abril. 
Imprimir