Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Vida e obra de Capucine Picicaroli são homenageadas em exposição multimídia na Galeria Lava Pés

Da Redação - José Lucas Salvani

A vida e obra de Capucine Picicaroli serão homenageadas em uma exposição multimídia na Galeria Lava Pés, a partir do próximo sábado (10) até o dia 20 de abril. "Olhos de Caleidoscópio" reúne projeções de 120 obras que ilustram as principais séries da artista, como As Marias, México Imaginário, 16...Conte Outra Vez, Pássaros e Outras Coisas, Estações, Regional e Circo.

Leia também:
Projeto traz apresentações de Hend e Karola Nunes, mostra de cinema e promove diálogos sobre existências LGBTQIA+

O projeto é idealizado pela filha Ayla Picicaroli. Segundo ela, por meio da animação, a exposição deve passar toda a exuberância e vida das obras da mãe. “A ideia é realizar uma exposição moderna e muito mais segura por causa da pandemia", comentou. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc - Edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Capucine imprimiu através da arte a alegria inerente à sua personalidade forte e irreverente, criando centenas de obras que estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Muitas delas poderão ser admiradas durante a exposição. Momentos marcantes da carreira da artista também estarão expostos, por meio de fotos, figurinos, medalha recebida pela Academia Francesa de Arte e alguns trabalhos incompletos que ela não teve tempo de finalizar. Faleceu em 06 de agosto de 2018, após lutar bravamente contra um câncer.

Nos últimos anos de vida, Capucine protagonizou exposições individuais e integrou outras coletivas pelo Brasil e pelo mundo. Alguns marcantes como no Espacio Uruguay, em São Paulo, e na Bienal do Rio, no Museu Histórico do Rio de Janeiro. Também em países como Japão, Finlândia, México, no Museu do Louvre, em Paris (França) e no MoMA, em Nova Iorque (EUA). Em 2017, foi laureada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture - Academia Francesa de Arte, em Paris.

Lançamento de livro

Ainda no sábado, dentro da exposição, será feito o lançamento do livro infantil “A Menina Capu e as Tintas Mágicas”, com sessão de autógrafos com a autora Marta Cocoo. "O livro é uma minibiografia de Capucine, uma homenagem que fiz escrevendo os textos baseados em 23 obras dela, em especial as da série 16...Conte Outra Vez", antecipa Marta. 

O livro leva a uma viagem fascinante pelos contos infantis, conduzida por uma personagem espevitada, peculiar e muito divertida. O enredo mistura realidade e ficção para apresentar às crianças o universo maravilhoso pintado por Capucine. O projeto faz parte da Lei Aldir Blanc, edital MT Nascentes.

Marta planejava, junto com Capucine, um livro infantil. Porém, com o falecimento da artista, a autora procurou pela filha Ayla e juntas, por meio das telas com motivos infantis já́ pintadas por Capucine, puderam realizar, não aquele, mas o sonho de um livro para crianças com as ilustrações dela. Mais do que ilustradora, a artista também se tornou a personagem principal da história.

Visitação

Todas as medidas de biossegurança estão sendo tomadas para a visitação na exposição. Antes de tudo, será necessário realizar um pré-agendamento pelo (65) 99259-7457 (WhatsApp), com Emelly, para evitar aglomeração ou fila na entrada. O uso de máscara será obrigatório e o visitante não poderá tirá-la para fotos. No local serão disponibilizados pontos com álcool gel, além de um totem de higienização com álcool 70º. 

"Temos uma preocupação extrema com as normas de distanciamento, máscara e higienização. Mesmo a Galeria Lava Pés sendo um local amplo, estamos tomando todos os cuidados, inclusive com monitores para garantir a entrada de 10 pessoas por vez, no máximo, para evitar aglomeração e manter a distância segura, seguindo as orientações do Poder Público e dos órgãos oficiais de saúde", observa Ayla Picicaroli. 

A exposição também poderá ser vista e visitada em qualquer lugar do mundo, através de um tour virtual neste link.

Serviço

Lançamento do livro infantil “A Menina Capu e as Tintas Mágicas”
Sessão de autógrafos com a autora Marta Cocco

Data: 10 de abril
Horário: 14h às 18h
Local: Galeria Lava Pés – Secretaria Estadual de Cultura (Secel)
Participação: Pré-agendamento pelo (65) 99259-7457 (WhatsApp), com Emelly, a partir do dia 01/04
Imprimir