Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição ‘Mulheres do Mato’ está aberta a visitação no Cine Teatro Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

A exposição “Mulheres do Mato”, da psicóloga e artista plástica Neide Silva, já está disponível para visitação do público no Cine Teatro Cuiabá, na sala Anderson Flores. Além das telas pintadas pela artista, a mostra também reúne poemas das escritoras Divanize Carbonieri e Marli Walker.

Leia também:
Obras de autor cacerense serão disponibilizadas em site a partir de junho

A escritora Marli Walker considerou desafiador e instigante criar poemas relacionados ao tema, principalmente quando se trata da poesia visual, que estabelece com o leitor um acordo que vai da imagem ao texto, à palavra, e vice-versa. "A mulher do mato é aquela que habita todas nós, em certa medida, e trazer essa ideia para a instância artística é um desafio e uma descoberta", disse a escritora.

Segundo Neide, os trabalhos selecionados para a exposição tratam de mulheres indígenas e suas descendentes em situações desfavorecidas, de aculturamento. As telas expressam ainda a importância do resgate cultural para o fortalecimento dessas mulheres e de suas comunidades.

A crítica de arte, Aline Figueiredo, assina a curadoria da exposição junto da artista plástica. "O crítico Frederico Morais disse, mais de uma vez, que a renovação da arte brasileira viria da 'Província'. É verdade e eu acredito que é da periferia das nossas grandes cidades que estão surgindo esses novos talentos", explica Aline.

A exposição faz parte de um projeto “Mulheres do Mato”, que conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, por meio dos editais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O projeto tem ainda a participação de Célia Soares (designer, mediadora cultural e fotógrafa).

Serviço

Evento: Exposição "Mulheres do Mato", por Neide Silva, Divanize Carbonieri e Marli Walker
Data: até 4 de maio de 2021
Local: Cine Teatro Cuiabá, sala Anderson Flores
Horários de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 12h.
Imprimir