Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição em homenagem a Capucine Picicaroli passa por Cuiabá e pode ser acessada virtualmente

Da Redação - Marcos Salesse

Encerrou no último dia 22 de abril o período de visitação presencial da exposição “Olhos de Caleidoscópio”, criada para celebrar a vida e o trabalho de um dos principais nomes das artes plásticas mato-grossenses: Capucine Picicaroli. Mesmo com o fim da exposição na Galeria Lava Pés, o público ainda pode conhecer as criações da artista por meio da visitação virtual. Para acessar o espaço online, clique aqui

Leia mais: 
Violeiro de MT mostra as vertentes da viola pantaneira em live nesta quinta

Utilizando a tecnologia para aproximar o público, o projeto conta com uma visitação virtual feita por meio da técnica de fotografia em 360º, possibilitando uma nova forma de viver a experiência artística sem sair de casa. 

Ao todo, a exposição reúne 120 obras que fazem parte das principais séries artísticas desenvolvidas por Capucine, como: As Marias, México Imaginário, 16...Conte Outra Vez, Pássaros e Outras Coisas, Estações, Regional e Circo. Além das obras, adereços e figurinos utilizados pela artista também compõem a exposição. 

Se apropriando de cores fortes, formas geométricas e imprimindo traços de sua personalidade em cada pincelada, Capucine alcançou diversas partes do mundo, abordando  temas como sua visão sobre o feminino, fé, além de aspectos culturais e religiosos mato-grossenses. 



Segundo o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Machado, a exposição é uma confirmação de tudo o que foi planejado para a valorização da cultura mato-grossense. “Essa exposição da Capu aqui na Secel acabou sendo emblemática, porque ela chancelou tudo o que a gente esperava. Uma exposição bem feita, onde o legado dela segue sendo respeitado, além de servir como incentivo para novos artistas e uma renovação das ideias. É muito feliz ver isso tudo materializado”, comentou. 

Além da exposição, o projeto também contou com o lançamento do livro infantil “A Menina Capu e as Tintas Mágicas”, da escritora Marta Cocco. A obra conta com ilustrações da artista e se apresenta enquanto uma mini biografia, baseada em 23 obras da artista. 

O projeto de produção de livro infantil em homenagem à artista plástica Capucine Picicaroli foi contemplado no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), criado por meio da Lei Aldir Blanc. Já a exposição foi desenvolvida com suporte do Edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, também criado pela Secel-MT. 
Imprimir