Imprimir

Notícias / Cinema

Documentário sobre Marília Beatriz Leite traz depoimentos de amigos e familiares

Da Redação - José Lucas Salvani

O documentário “Cuiabá - Marília Beira-Mar”, previsto para ser lançado no próximo domingo (9), traz depoimentos de amigos e personalidade da cultura mato-grossense como Maria da Glória Albues, Ivan Belém, Clóvis Matos, Ruth Albernaz, Eduardo Mahon e Ivens Cuiabano Scaff, como também Moema de Figueiredo Leite e de sobrinhos. O espectador ainda será convidado a conhecer oito obras de Marília, dos quais três são inéditas.

Leia também:
Artista plástica de MT exibe peças concebidas como oração a todas as vítimas da covid-19

“Ele é um vídeo-arte, tem um tom de index [sobre a produção literária de Marília], permitirá a qualquer professor e estudante de Literatura mato-grossense um material de pesquisa; e ainda carrega um olhar de quem conheceu nossa homenageada, ora a professora – face informativa, ora a escritora – grande artista!”, resume o cineasta Luiz Marchetti, diretor do documentário.

O espectador vai conhecer mais sobre os cinco livros solo de Marília - O mágico e o olho que vê (Edufmt, 1982), De(sign)ação: Arquigrafia do Prazer (Annablume, 1993), Viver de véspera ou antes mesmo (Carlini & Caniato, 2018), Agudas ou Crônicas? (Carlini & Caniato, 2019) e Corte de Vinho (Carlini & Caniato, 2019) – e os três livros inéditos – “Tremor essencial”, “Lugar do desejo” e “Loucos e Sábios: O livro dos diamantes”, pela Entrelinhas Editora, a serem lançados.

O livro de poesias “Loucos e Sábios: O livro dos diamantes”, publicado pela Entrelinhas Editora, é sobre o relacionamento entre Marília e Caio, duas pessoas no deslimite entre a loucura e a sabedoria, que buscam contar e entender, entre poemas e rabiscos, a história de amor que vivenciaram. A obra será pré-lançada no domingo, junto do documentário.

“‘Loucos e sábios’ começou a ser editado após o falecimento de Marília, que já havia me falado do livro que estava terminando de escrever com o Caio. Me senti totalmente compromissada com a obra”, explica a editora Maria Teresa. “Os novos livros de Marília são muito especiais e certamente marcarão a obra da artista como uma grande contribuição à literatura. Fico feliz por realizar essas publicações, mas triste por ela não estar entre nós nesses lançamentos”, conclui.

Caio Augusto Ribeiro e Marília se conheceram em 2017. Ele, um jovem de 21 anos iniciando na literatura; ela, o que bem queria ser. Os mais de 50 anos de diferença de idade marcavam apenas os conhecimentos diversos que trocavam, pois a vivacidade e o carinho eram norteadores na relação dos dois.

Serviço

Lançamento do documentário “Cuiabá – Marília Beira-Mar” e Pré-lançamento do livro “Loucos e sábios: o livro dos diamantes”
Data: 09/05, às 19h (horário de Cuiabá)
Local: Canal do CALM no Youtube
Produção: CALM / Realização: Lei Aldir Blanc em Mato Grosso/ Secel/MT / Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo
Informações: (21) 96434-4481 (produção executiva) ou (65) 9 9962-0352 (assessoria de imprensa)
Imprimir