Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Museu de História Natural tem semana com programação online com live e oficina

Da Redação - José Lucas Salvani

O Museu de História Natural, a partir da próxima segunda-feira (17), participa da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontece simultaneamente em diversos museus espalhados pelo Brasil. Na programação, que será totalmente online, estão previstas live, oficina, contação de história e videos educativos.

Leia também:
“O cinema brasileiro sempre teve bons trabalhos para mostrar ao mundo”, defende Roberto Birindelli, ator de “Loop”

Para 2021, o tema escolhido para a 19ª Semana Nacional de Museus foi “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. O tema visa propor uma reflexão sobre o futuro dos museus, mostrando que só é possível inspirar o amanhã se existir um compromisso criativo com o presente.

Toda a programação preparada pelo Museu de História Natural será executada online no YouTube, Instagram e Facebook. Para a live prevista para o dia 19, com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Alberto Machado, haverá um intérprete de libras. Confira a programação completa.

Dias 17, 20 e 23 de Maio
Série de vídeos "Por dentro do acervo"


Série de três vídeos que mostram mais sobre o acervo e a reserva técnica, explicando sobre preservação, documentação e como esse processo é essencial na produção e transmissão do conhecimento. Os vídeos serão publicados nas redes sociais do Museu e são um esforço inicial de tornar o acervo mais acessível ao público e compartilhar as práticas cotidianas dos profissionais que trabalham no museu.

Dia 19 de Maio, a partir das 19h
Live no YouTube: "Qual Museu de História Natural de MT queremos para o futuro?"


Live para discutir o papel social do museu na contemporaneidade, os impactos da pandemia e como o Museu de História Natural de Mato Grosso se manterá relevante com as constantes e cada vez mais rápidas transformações sociais, abordando temas como tecnologia, acessibilidade, redes sociais e globalização.

Convidados confirmados: Alberto Machado (Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso), Suzana Hirooka (Diretora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais), Jan Moura (Secretário Adjunto de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso), Saulo Moreno Rocha (Museólogo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará), Jonilken Almeida (Educador museal e coordenador da REMP-MT), Vitória Ramirez Zanquetta (Curadora do Museu de História Natural de Mato Grosso).

Dia 21 de Maio
Contação de História "A Casa Dom Aquino" com a artista educadora Liudmila Diaz


Vídeo que será compartilhado no Instagram, Facebook e canal do Museu no YouTube, contando de forma lúdica, a história da importante casa que abriga o Museu de História Natural de Mato Grosso, a Casa Dom Aquino. A casa é Patrimônio Histórico do Estado e propagar sua história contribui para a valorização do Patrimônio Material do Estado.

Dia 22 de Maio
Oficina de Carimbos com a artista educadora Liudmila Diaz


Vídeo que será compartilhado no Instagram, Facebook e canal do Museu no YouTube, ensinando como criar carimbos com diferentes materiais que temos em casa. Os carimbos produzidos terão foco na arte rupestre e nos padrões típicos de algumas etnias indígenas mato-grossenses. Dúvidas poderão ser esclarecidas via comentários.
Imprimir