Imprimir

Notícias / Artes visuais

Psicóloga de MT se encontra na arte e usa Instagram para vender criações e afetos através de aquarelas

Da Redação - José Lucas Salvani

A psicóloga mato-grossense, Natany Martins de Jesus, de 29 anos, se encontrou na arte e usa um Instagram para vender algumas de suas criações e afetos através de aquarelas, conforme descreve na conta. O perfil foi criado com o objetivo pessoal de mostrar sua evolução como artista, mas não demorou muito para que algumas pessoas se mostrassem interessadas em comprar algumas de suas obras.

Leia também:
Bruno Bini fala sobre escalação de Gagliasso, pandemia e força dos streamings; assista

Natany sempre gostou de pintura. Ela explica ao Olhar Conceito que fazia algumas misturas e pintava - mesmo quando não tinha telas, usava um isopor e sempre se via “construindo coisas”. Já em 2017, ela conheceu uma página no Instagram que vendia materiais de pintura em aquarela e decidiu comprar um deles. Foi assim que tudo começou: como uma brincadeira, sem grandes pretensões.

Posteriormente, em 2019, quando ficou afastada de seu trabalho como psicóloga, por conta de uma licença de saúde, ela pensou em comprar novos materiais, “um pouco melhores”, e passou a se aprofundar cada vez mais na aquarela. Nesta época, ela morava em Campo Verde (a 137 km de Cuiabá) após ter passado por um processo seletivo na área da Saúde.

Já em 2020, ela voltou para Cuiabá, em meio ao início da pandemia do novo coronavírus e seguiu com suas pinturas em aquarela. Ela, que é natural de Várzea Grande, região metropolitana da capital, já planejava retornar para o município, mas a volta não se deu conforme ela planejava porque, segundo ela, “algumas coisas não foram possíveis”.

Ela começou a fazer alguns trabalhos para uma amiga de sua irmã e não demorou muito para que ela criasse uma conta no Instagram. Todavia, inicialmente, ela criou o perfil apenas para poder compartilhar o seu processo de evolução, sem qualquer pretensão de transformar em em um negócio. Ela chegou a tentar simplesmente dar como um presente alguns de seus trabalhos, mas as pessoas insistiram em pagar e as encomendas foram surgindo.

Desde então, Natany tem estudado bastante e comprado cursos para se aperfeiçoar cada vez mais e passou a vender alguns de seus trabalhos, como retratos encomendados de pessoas e animais, além de quadros. Futuramente, ela planeja lançar um site ou loja online.

“Eu fui aceitando [as encomendas] para me ver descobrindo, para ver o que realmente eu gosto de fazer, até para eu identificar quais são os meus traços, ir identificando minha arte. Hoje eu quero levar as minhas coisas para outros produtos, então para canecas, quero fazer prints das artes, até para ficar mais acessível, para que as pessoas possam comprar mais. Então o meu plano é criar uma página, um site ou lojinha online. Enfim, aprimorar essa negócio”.

Além do site, Natany também pretende investir mais em artigos de papelaria, como cardenetas, cadernos, agendas, adesivos, bottons e outros objetos.

Carreira como psicóloga

Natany é formada em psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Entre 2018 e 2019, ela mudou-se para Campo Verde, onde atuou como psicóloga após passar por um processo seletivo. Atualmente, ela ainda atua na área, atendendo tanto online quanto presencialmente.

“Eu atendo no [sistema] online. Eu faço o possível para não atender no presencial, mas eu tenho atendido alguns pacientes que não querem de jeito nenhum o atendimento online e crianças. Eu atendo crianças e adolescentes. Ai esses pacientes eu acabo atendendo no presencial porque é muito difícil seguir no online com eles”, explica ao Olhar Conceito.

Siga a arfresco no Instagram.
Imprimir