Imprimir

Notícias / Literatura

Livros narram a história do futebol em Cuiabá desde a criação dos primeiros clubes e campeonatos

Da Redação - José Lucas Salvani

Os livros “Cuyabá, um Show de Bola”, volumes 1 e 2, narram a história do futebol na capital mato-grossense desde 1903, com a criação e fundação dos primeiros clubes e campeonatos. Escrita por José Augusto Tenuta, a obra foi publicada com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Leia também:
Filme produzido por jornalistas de MT integram curadoria de streaming do Itaú

As obras contam com depoimentos de dezenas de personalidades que vivenciaram o futebol na capital mato-grossense. O primeiro volume traz a formação da Liga Cuiabana de Futebol, como também o primeiro estádio e grandes obras da década de 1940. Já o segundo volume narra o primeiro Campeonato Estadual de Futebol, passando pela construção do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, até o VI Campeonato e o primeiro torneio de clubes campeões de Mato Grosso.

Os dois primeiros volumes, que foram lançados na última sexta-feira (25) no espaço da Casa de Artes no Várzea Grande Shopping, levaram seis anos para serem finalizados e um terceiro volume será lançado posteriormente. "É uma trilogia dos acontecimentos do esporte em Cuiabá. É um resgate histórico do futebol cuiabano que vale a pena chegar ao conhecimento dos amantes do esporte em Mato Grosso", pontua o escritor.
Imprimir