Imprimir

Notícias / Comportamento

Quais produtos de limpeza não podem ser misturados?

Da Assessoria WebFoco


Quem não tem produtos de limpeza dentro de casa? Sejam para a limpeza de banheiros, cozinha ou de outros cômodos da casa, os produtos de limpeza são muito importantes para quem quer manter a residência limpa e com um cheiro agradável.

Porém, é preciso estar atento quanto a alguns produtos, que jamais devem ser misturados.

Conheça quais produtos de limpeza não podem ser misturados.

Saiba os componentes dos produtos de limpeza

Existem diferentes tipos de produtos de limpeza, que podem ser classificados e diferenciados quanto a composição química e suas utilidades. Os produtos de limpeza podem ser classificados em seis categorias diferentes:
Misturas de produtos de limpeza que não devem ser feitas

Algumas misturas de produtos dão muito certo quando o problema é a limpeza, como é o caso da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Porém, existem algumas misturas de produtos de limpeza que podem causar certas reações químicas intoxicantes.

Muitos acham que a melhor forma de remover manchas e odores de alimentos ou bebidas fortes como bebidas alcoólicas, por exemplo, é por meio da mistura descuidada de diferentes produtos de limpeza. Porém, existem algumas que não devem ser feitas de maneira alguma. São elas:
Quais as consequências dessas misturas?

A mistura de água sanitária com álcool pode resultar em uma solução tóxica. Poucas pessoas sabem, mas quando o assunto é a combinação de produtos de limpeza, a água sanitária é uma das maiores vilãs. A combinação dela com o álcool, pode ser muito problemática e ocasionar uma reação química, que resulta em uma solução muito intoxicante.

A mistura de vinagre com água oxigenada pode resultar em um líquido corrosivo. A combinação da água oxigenada com o vinagre resulta em um líquido muito corrosivo, que pode causar irritação na pele, nos olhos e até mesmo prejudicar os pulmões. Por isso, é importante manter esses produtos sempre longe um do outro.

A mistura de desinfetante com água sanitária gera as cloraminas, que são substâncias tóxicas à saúde do ser humano. Essas substâncias não devem ser inaladas, muito menos devem entrar em contato direto com a pele, uma vez que podem gerar alergias e inflamações. Isso acontece por conta da presença da amônia nos desinfetantes.

A mistura de alvejante com vinagre pode gerar um vapor corrosivo. Esse vapor é capaz de queimar a pele, danificar os pulmões e intoxicar o organismo. Por isso, na hora de lavar as roupas, tenha cuidado. Algumas manchas nos tecidos das roupas são difíceis de serem removidas, mas em hipótese alguma devemos misturar o vinagre com o alvejante a fim de removê-las.

Na hora de remover manchas de cerveja ou de bebidas, por exemplo, opte por uma mistura de bicarbonato de sódio com limão. Essa sim é uma combinação que pode ser feita.

Por fim, a mistura de água sanitária com vinagre pode resultar em um gás tóxico. Quando os dois produtos são misturados, há uma formação de um cloro gasoso, que intoxica o corpo humano quando inalado.
 
Imprimir