Imprimir

Notícias / Literatura

Escritor transforma diário de trisavô cuiabano que nasceu no século 19 em livro

Da Redação - José Lucas Salvani

O escritor João Paulo Lacerda de Barros transformou o diário de seu trisavô, o major Luis Pedroso Pompeo de Barros, que nasceu no século 19, em um livro. A obra “Reescrevendo o diário de Luis Pompeo de Barros - Mato Grosso (1848 a 1912)” será lançada nesta terça-feira (10), a partir das 19h no Sesc Arsenal.

Leia também:
Conheça os novos imortais da Academia Mato-grossense de Letras

João teve contato pela primeira vez com o diário em 2017, quando sua tia-avó, Maria do Rosário Costa Tavares, entregou para ele. Ao ler, João surpreendeu ao constatar que enquanto o trisavô relatava os principais episódios de sua vida, contava também os principais acontecimentos no Estado. “Sua importância histórica logo me veio à mente", relembra.

“Ele relatava, por exemplo, a Guerra do Paraguai e as Revoluções Oligárquicas Mato-grossenses ocorridas em 1892, 1899 e 1906. O relato dessas ocorrências em seu diário se deu justamente porque ele participou diretamente desses acontecimentos”.

Por conta do conteúdo histórico, João não achou justo guardá-lo apenas para consulta pessoal. “Dessa forma, meses após o recebimento do diário, resolvi encontrar um meio de compartilhar com outras pessoas (alunos, estudiosos, pesquisadores e historiadores) a vida desse meu saudoso ascendente, sem que este documento, já bastante gasto pelo tempo, fosse danificado pelo manuseio”, explica.

João passou a reescrever os textos com o português brasileiro contemporâneo, para ficar melhor a compreensão, mas visando manter o enredo e narração original do relato do trisavô. Ainda, tendo em vista que parte do diário estava um pouco danificado (com buracos no papel por ação de traças e cupins), um intenso trabalho de pesquisa e resgate textual se mostrou necessário.

Com a publicação, João espera que a história regional seja brindada com novos elementos acerca dos importantes acontecimentos ocorridos no liminar do Século XIX e início do Século XX, contribuindo para a ampliação da historiografia mato-grossense e ampliando aos estudantes, pesquisadores, historiadores e curiosos em geral as fontes de pesquisa acerca desde assunto.

Após a publicação do livro, João irá doar o diário original para o Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. Também será realizada a doação de exemplares ao Sistema Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso (SEBP/MT) e a Secretaria de Educação (SEDUC), para distribuição inteiramente gratuita a todas as bibliotecas públicas do Estado, garantindo assim ampla capilaridade no fornecimento de exemplares do livro a todos os municípios do Estado.

O projeto conta com incentivo do edital MT Nascentes, da Lei Aldir Blanc, realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo.

Leia um trecho do livro:

Em meados da metade do ano de 2017, em uma festa de família que estava sendo realizada na residência de minha mãe, Terezinha Cintra Paes de Barros, fui surpreendido em alegria com um presente que a minha tia-avó, Maria do Rosário Costa Tavares, me trouxe. Era um diário biográfico bem antigo e cansado pelo tempo, escrito à mão pelo meu trisavô Luiz Pedroso Pompeo de Barros, no qual ele relatou os principais acontecimentos de sua vida.

Sua importância histórica logo me veio em mente, pois, o referido diário, ao relatar os principais acontecimentos de sua vida, acabou também por tratar de fatos importantes ocorridos no Estado de Mato Grosso nos idos de 1848 até meados do ano 1912, como por exemplo ocorrências relacionadas à Guerra do Paraguai e às Revoluções Oligárquicas Mato-grossenses ocorridas nos anos de 1892, 1899 e 1906.
Imprimir