Imprimir

Notícias / Artes visuais

Vítima de câncer, artista plástico reconhecido nacionalmente morre em Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

Morreu de câncer no intestino o artista plástico Valdivino Augusto de Miranda, aos 55 anos, na madrugada desta quarta-feira (11), em Cuiabá. Natural de Itiquira, Valdivino estava internado há cerca de um mês no Hospital Municipal de Cuiabá. 

Leia também:
Exposição na OAB-MT celebra vida e obra de Adir Sodré a partir desta terça-feira

Nas redes sociais, o coletivo “SOS Museus MT” divulgou uma nota de pesar. “Mato Grosso perde mais um artista. Valdivino Augusto Miranda faleceu hoje em Cuiabá. Com uma extensa participação em salões de arte na Bienal Naifs do Brasil do Sesc Piracicaba, era um dos mais destacados pintores do estado, com uma obra pautada pelo imaginário pantaneiro”.

A trajetória profissional de Valdivino começou em 1990, quando passou a integrar o Ateliê Livre, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo orientado pelo artista Nilson Pimenta, que faleceu em 2017.

Além da Bienal Brasileira de Arte Naif, entre as mostras e premiações que participou, estão o 5º Salão Unama de Pequenos Formatos (Belém) e 3º Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia. O artista também foi premiado no XIX Salão Jovem Arte Mato-Grossense, em 2000.
Imprimir