Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Coletivo de Mato Grosso lança plataforma digital para pesquisa, criação e difusão das artes cênicas

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Iniciativa aposta na construção de um território virtual para realização de residências, consultorias, cursos e exibição de espetáculos. Programação de lançamento conta com atividades gratuitas. Com essa perspectiva, a 1º PISO (www.aprimeiropiso.com), iniciativa idealizada por agentes das artes cênicas de Mato Grosso, aposta na construção de um território virtual a partir da economia criativa e colaborativa. Projeto incentivado pela Lei Aldir Blanc lança na próxima terça-feira (23/11) uma plataforma que contempla a cadeia produtiva das artes cênicas em todas as etapas: da formação e criação, à conexão e difusão de artistas e trabalhos, independentemente de onde se localizam. Veja detalhes do projeto no perfil oficial de Instagram. 

Leia mais: ‘Marighella’ será exibido com entrada franca no Dia da Consciência Negra

“Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem. A ideia é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite. “Chamamos a plataforma de 1º PISO como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar. É um espaço de incentivo à autoria artística”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo. 

Na prática, a 1º PISO funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

A proposta é trabalhar não o que ‘deve’, mas o que ‘pode’ as artes cênicas em novos cenários. O projeto compartilha essa perspectiva também na realização de um podcast quinzenal. O primeiro episódio de ‘O que POD o que teatro?’, com o tema “Criações em coletivo” e participação dos artistas conterrâneos Douglas Peron e Everton Britto, já está disponível no Spotify.

A plataforma 1º PISO é um projeto viabilizado pelo Edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

"Cômodos" para diferentes vivências

As atividades promovidas pela 1º PISO acontecem nos chamados cômodos virtuais dessa ousada residência coletiva. “A plataforma também convida para que possamos fazer do espaço onde a gente vive um lugar de criação. Por isso a 1º PISO também é uma casa”, complementa o publicitário, in-Próprio e integrante do projeto, Alexandre Cervi. 

O quintal é o grande centro de realização de cursos, oficinas, palestras e outras atividades pontuais. Na varanda se assiste às exibições ao vivo por temporadas; é também onde se tem acesso à loja virtual, com catálogo da programação e chamadas abertas para artistas interessados em experimentar a plataforma e se tornarem parceiros do projeto. 

Vale destacar que o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança e circo, performances, desmontagens, documentários, shows, vídeos-dança, vídeos-arte e outras produções de curta, média e longa-metragem independente. 

Dentro de casa, o escritório é reservado para consultorias e outras reuniões. A cozinha é para quem tem “larica de arte”, já que abriga as formações temáticas e residências artísticas. Segundo Dani Leite, “um mergulho investigativo mais intenso”. “Elas [as residências] podem durar uma semana, um mês ou até um semestre. Com a plataforma é possível criar uma circularidade para a formação”. 

Karina ainda explica: “Temos pensado uma pedagogia espiralada e circular em um processo de formação que não começa e termina, mas que se abre a outras muitas possibilidades”. 

Lançamento 

A plataforma 1º PISO será lançada na próxima terça-feira (23/11) em uma LIVE com participação do ator e diretor Odilon Esteves e o tema ‘Territórios cênicos digitais: sobre atravessar fronteiras e criar comunidades’. Conhecido por papéis na minissérie da Globo ‘Queridos Amigos (2008)” e nos filmes ‘Deserto Azul (2013)’, ‘Batismo de Sangue (2006)’, ele é um dos fundadores da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte (MG). 

À ocasião, os realizadores da 1º PISO realizam uma tour pela plataforma para apresentá-la ao público. Por hora já é possível conhecer mais sobre seu funcionamento através do perfil do Instagram @aprimeiropiso. Na rede social, uma minissérie de lives informativas é realizada diariamente entre o dia 17 de novembro e a data do lançamento.

Logo após o lançamento, já será possível vivenciar a 1º PISO na programação que contemplará todas as frentes de atividades propostas pela iniciativa nos meses de dezembro. 

Agenda 2021

Em novembro e dezembro de 2021, a 1º PISO oferece uma programação gratuita com palestra, curso, bate-papo e exibição de espetáculo. A primeira temporada de apresentações fica por conta dos anfitriões do in-Próprio Coletivo, que exibem “Quando tudo era mar”. 

Já a primeira residência artística da plataforma terá o tema “Honestidade Artística” e será realizada por Neto Machado e Jorge Alencar, da Dimenti Produções Culturais (BA). Após um primeiro período de inscrições gratuitas, essa será a primeira ação paga na plataforma. 

A próxima agenda cultural, com programação para janeiro de 2022, será lançada entre os dias 16 e 20 de dezembro. 


Confira abaixo a programação completa:


24 e 28 de novembro (quarta à domingo):

TEMPORADA | “Quando tudo era mar” do In-Próprio Coletivo (5 apresentações)

29 de novembro (segunda-feira):

PALESTRA (2h) | “Iluminação cênica para todes” com Karina Figueredo. 

Fundamentos da luz, noções de equipamentos convencionais, processos criativos em iluminação cênica e dramaturgia da luz.

01 a 03 (quarta à sexta-feira) + 06 e 07 de dezembro (segunda e terça):

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | "Honestidade Artística", com Neto Machado e Jorge Alencar (Dimenti Produções Culturais - BA).

04 dezembro (sábado)

BATE-PAPO | "Gestão e Criação Artística" com Ellen Mello (Dimenti Produções Culturais - BA) 

08 de dezembro (quarta-feira)
“PIQUENIQUE” | Evento online de apresentação/desfecho da residência.

09 a 15 de dezembro (quinta até a quarta-feira seguinte)

CURSO (20h) | “Se organizar direitinho, todo mundo cria”, com Alexandre Cervi (10h síncronas + 5h assíncronas + 5h plantão de dúvidas).


SERVIÇO

Plataforma 1º PISO

Acesso: www.aprimeiropiso.com 

Lançamento: 23 de novembro de 2021

Horário: 19h (MT) e 20h (Brasília)

Agenda 2021: 24 de novembro a 15 de dezembro. Inscrições gratuitas.

Residência artística com Neto Machado e Jorge Alencar: 01 a 03 + 06 e 07 de dezembro. 

Inscrições: 

23 a 26/11 - Gratuito

27 a 29/11 - R$ 50,00 (50% de desconto) 

30/11 a 01/12 - R$ 100,00

Mais informações: https://www.instagram.com/aprimeiropiso.

Episódios do Podcast ‘O que POD o teatro?’: https://open.spotify.com/show/7f7tDpjU9fuUlnvqigAHvd?si=0c2c491537d44cee 
Imprimir