Imprimir

Notícias / Comportamento

Se organizar direitinho, todo mundo cria: curso ensina a transformar ideias em projetos

Da Redação - José Lucas Salvani

O que te orienta quando você perde a referência? É a partir desta reflexão que o curso “Se organizar direitinho, todo mundo cria” apresenta noções e técnicas básicas para fazer do estado de inspiração um hábito. Por meio de composições de referências visuais e sonoras, os inscritos serão introduzidos à prática da coleção organizada como forma de elevar uma ideia ao patamar de projeto estruturado, passível de ser realizado.

Leia também:
Oca da Aldeia Wazare representa identidade cultural e ciclo de vida na Terra, explica cacique

Sob mentoria do gestor criativo e publicitário Alexandre Cervi, os encontros gratuitos acontecem entre quinta-feira (9) e o próximo dia 15 de dezembro via Zoom, das 19h às 21h no horário de Mato Grosso. Ao final de cada reunião, uma hora para plantão de dúvidas será disponibilizada a quem se interessar.

Entre aulas ao vivo e materiais gravados, as funcionalidades e técnicas de organização ganham sentido por meio de exercícios que possibilitam a formatação de uma abstração. Para isso, Alexandre aborda os conceitos de coleção e diário a partir de seu referencial teórico.

“Um dos pontos tratados no curso diz respeito ao ato de tirar um objeto ou elemento de seu contexto original e reordená-lo num novo contexto, iniciando assim uma coleção. Isso se dá a partir de uma escolha individual e muito artística, cujo sentido é dado por quem o faz. Já a noção do diário nos diz que é importante registrar o que está sendo feito, como uma linha do tempo. No fim, é todo esse processo que nos leva ao progresso na criação”, explica ele.

Direcionados a artistas das múltiplas linguagens, comunicadores, interessados na cultura enquanto prática e pesquisa e autônomos que busquem aprimorar seus processos de coleta e inspiração, os três módulos do curso abordam também temáticas como economia compartilhada e colaborativismo, coesão e composição, performatividade e auto-ficção e storytelling.

O conteúdo gravado corresponde a cinco horas de aula - incluindo vídeos, pesquisa e referências pessoais - mais 15 horas síncronas via Zoom (10 de curso e 5 de plantão de dúvidas). Para participar, é necessário inscrever-se para receber o link de acesso. Além disso, o facilitador disponibilizará no Spotify algumas playlists de inspiração criadas por ele.

Com informações de assessoria.
Imprimir