Imprimir

Notícias / Comportamento

Programa dá espaço para artistas ciganos de Mato Grosso mostrarem seus trabalhos

Da Redação - José Lucas Salvani

O programa “Odova Romani - Vozes Ciganas” irá dar visibilidade para artistas ciganos mostrarem seus trabalhos como dança, música, cinema, artes plásticas e visuais. A informação foi divulgada por Aluízio de Azevedo, que será o âncora do programa previsto para ser lançado no próximo dia 27 de janeiro.

Leia também:
Série conta a história de raizeira e benzedeira cigana de 67 anos e sua cultura

“Odova Romani - Vozes Ciganas” será divido em três episódios que são lançados no Instagram de Aluízio. Cada episódio contará com um convidado especial, buscando trazer informações de qualidade às pessoas romani e apresentando ao público não-cigano representações não estereotipadas ou preconceituosas acerca desse universo.

O projeto foi selecionado no Edital Movimentar da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e é realizado em parceria com a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), responsável pela série “Diva e as Calins de Mato Grosso”, prevista para ser lançada no próximo dia 25 de janeiro, no Cine Teatro Cuiabá.

A proposta de cada episódio é contar a história de vida de uma mulher cigana. Na websérie, são apresentadas Diva e três familiares (tia e três primas), que também representam a união familiar, a liderança política, a língua e a filosofia de vida cigana.

“Em seu conjunto, a websérie aborda aspectos como a vida rural e nômade nas barracas, mais próxima à natureza. Traz os modos de organização social e filosófica, que se confrontam com o estilo de vida da sociedade nos dias de hoje. E também mostra a visão que as mulheres Calins almejam conquistar e/ou conservar como traços identitários e culturais no futuro”, explica a presidente da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (Aeec-MT) e produtora executiva do projeto, Fernanda Caiado.

A websérie é um dos produtos do projeto transmídia “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, selecionado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.
Imprimir