Imprimir

Notícias / Perfil

Locutor de loja, "Chaves Cuiabano" ganhou espaço e carinho do público nas redes sociais ao se fantasiar para fomentar comércio na capital

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

André Delgado Costa, de 35 anos, viu sua carreira dar uma guinada após a página de humor Perrengue
Mato Grosso (@perrenguematogrosso) compartilhar um vídeo em que ele aparece vestido à caráter, fantasiado do famoso personagem mexicano "Chaves", enquanto esperava um ônibus em Cuiabá. Locutor de lojas, André teve sua primeira experiência com a comunicação quando tinha 14 anos, ocasião em que aprendeu a lidar com rádio no município de Alto Araguaia, na Rádio Aurora FM. Agora, ele atua pelas lojas da Capital e espera chegar mais longe: “queria ser apresentador de palco de humor, gostaria de ser repórter na cidade, fazendo humor”.  

Leia mais: 
Com vasta programação cultural, Sesc Arsenal e Rondonópolis serão palco da 1ª edição do "Conexão Arte Cerrado"

Apaixonado pela profissão e comunicador de vocação, ele contou ao Olhar Conceito que resolveu agregar os personagens à sua 'labuta' com intuito de chamar atenção da clientela e fomentar o comércio por onde passa.  

“Meu cartão de visita é o próprio personagem que me visto. Não tenho cartão de visita em papel. Eu chego nas lojas, me apresento com o personagem e oferto meu trabalho. Eu amo o que faço. É uma profissão que na verdade eu levo como brincadeira [...] me vestir de personagem é para fomentar o comércio, que para mim, chama muito mais atenção de quem se veste normal”, disse.  

Há 15 anos inserido na profissão, André resolveu se vestir de Chaves e, às vezes Chapolin, porque sempre foi um fã do seriado. Além disso, explicou que normalmente os locutores de loja se vestem de super-heróis já carimbados no mercado, como por exemplo Super-Homem, Homem Aranha, Batman. Diante do gosto pelo seriado e com a intenção de inovar, ele trouxe para si os personagens eternizados por Roberto Bolaños.  

“A escolha dos personagens foi positiva para meu trabalho, pois assim eu apresento mais ferramentas para o cliente. Além dos meus equipamentos, tenho mais essa ferramenta para apresentar aos clientes. As vezes, mesmo sem o cliente pedir, eu vou de personagem para que outras lojas e comerciantes percebam meu personagem e minha pessoa”.  



Com os rumos que sua carreira tem tomado após aparecer na página de humor que tem mais de 300 mil seguidores, André já foi procurado por diversos veículos de comunicação regionais para apresentar seu perfil ao público. Com a repercussão, o locutor espera que o feedback seja positivo e que ele consiga chegar à profissão de apresentador, locutor de rádio, ou humorista na televisão.  

“Mas, no momento, estou desempregado e em busca de uma oportunidade de emprego nesta área. Eu até sonho em chegar muito mais longe, queria ser apresentador de palco de humor, gostaria de ser repórter na cidade, fazendo humor”. 

Pai de uma filha – que inclusive se diverte com o pai fantasiado - André espera que as aparições na mídia possam refletir em melhorias no seu trabalho e na sua vida.  

“De repente, com essas aparições e entrevistas, pode ser que melhore minha visibilidade e até mesmo meu cachê. As contas e boletos continuam chegando. Hoje eu já penso em ir para Televisão, aparecer, mostrar minha imagem, o personagem que eu sou, o personagem que me inspiraram”.
Imprimir