Eles medem entre 9 e 14 centímetros, pesam cerca de 250 gramas, têm membros articulados e atendem pelos nomes de Otto Wheels e Otto Starter. Os robôs educacionais são fabricados utilizando a tecnologia de impressão 3D, em laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). Eles foram desenvolvidos para auxiliar os alunos da instituição na programação para robótica e na amplificação de inovações e aplicações para o comércio.
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No Lab Microsoft do Senac-MT, em Cuiabá, são ofertados cursos de tecnologia com foco em processos de codificação, automação e construção de protótipos como, por exemplo, as formações em 'Desenvolvimento Web Back-End' e em 'Programação para Robótica'.
O diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, salienta que a robótica educacional vem sendo incorporada por escolas de diversos países, partindo de problemas do cotidiano para mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos. Com eles, extrapola-se as obrigatoriedades da grade curricular obrigatória e transforma o processo de aprendizagem.
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Na impressora 3D instalada na unidade, sucessivas camadas de filamento plástico aquecido são sobrepostas, seguindo um modelo configurado previamente, até que sejam materializadas, em três dimensões, as peças expansíveis e modulares que formarão os robôs, que podem possuir rodinhas ou braços, pernas e pés capazes de se movimentarem.
Após a junção das peças impressas é feita a instalação dos circuitos elétricos e eletrônicos. A partir disso, os alunos são estimulados a colocarem os robôs para funcionar, criando códigos que enviem comandos para que os robôs executem determinadas tarefas, como evitar obstáculos, solucionar labirintos, criar sons e melodias emocionais.
O orientador pedagógico do Senac-MT, Paulo Costa, destacou as vantagens dos robôs educacionais nos processos de ensino e aprendizagem. Para ele, a montagem robótica desenvolve criatividade, habilidades manuais e de motor fino. A programação estimula o raciocínio lógico e a linguagem do método padronizado. Ainda, a colaboração é fundamental pois é necessário o trabalho em grupo, sempre com escuta, troca, respeito ao próximo e iniciativa. Tudo isso acompanha a interdisciplinaridade ao se adequar tecnologias aplicadas ao ensino.