Imprimir

Notícias / Música

Evento celebra lambadão cuiabano com música, dança e prêmio para homenageados

Da Redação - Bruna Barbosa

Nesta terça-feira (10), dia que o lambadão é celebrado em nível municipal e estadual, o Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, recebe o espetáculo Ritmos Digoreste, uma celebração da dança e música. O evento começa às 19h30, com início do espetáculo marcado para às 20h20. A entrega de homenagens será uma hora depois, às 21h20. Os ingressos são gratuitos, mas para garantir o lugar, é preciso acessar o link do Sympla

Leia também 
No Centro Histórico, calçadão servia como passagem para mulheres negras: 'não podiam entrar pela frente'

À ocasião, haverá ainda a entrega do Prêmio Jaime de Queiroz, destinado a homenagear figuras importantes que colaboraram com a difusão do ritmo genuinamente mato-grossense. O Presidente do Instituto Digoreste, Vlademir Reis conta que a noite contará com apresentação especial do grupo Lambadeiros de Elite e banda, mas que com a concessão do prêmio, traz visibilidade para um personagem especial, que é Jaime de Queiroz.
 
"É um evento idealizado para valorizar nossa história, memória e também, para lembrar que o lambadão está no DNA mato-grossense. Uma manifestação da cultura popular, que tem grande impacto cultural e econômico. O lambadão não é apenas um ritmo musical, mas especialmente, um símbolo de resistência. E há uma grande rede formada por produtores, comerciantes, músicos e dançarinos que mantém sua sobrevivência a partir dessa manifestação artística", destaca Vlademir.
 
No dia em que também celebramos o nascimento de um dos maiores expoentes do ritmo, Chico Gil, Vlademir aproveita para trazer à luz um personagem importante para o desenvolvimento da dança.
 
Nascido em 13 de maio de 1957, em Rondonópolis, o pedreiro Jaime Queiroz de Matos chegou em Cuiabá à ocasião da explosão do ritmo na capital. Dos grandes entusiastas do movimento, ele desenvolveu a base do estilo e se tornou professor de dança. "Ensinava por amor e em 1998 montou o primeiro grupo de dança do estilo, o grupo Reboledance, cujo sonho era levar o ritmo do lambadão mundo afora. Infelizmente, assim como Chico Gil, o perdemos em um acidente". Jaime morreu em 3 de novembro de 2020.
 
"Jaime era reconhecido pelos grupos de dança, como pai do lambadão. Ele incentivava os dançarinos e grupos de dança a não deixar nossa cultura morrer. Eu sou uma dessas pessoas que aprendeu muito com ele". Logo, Vlademir tornou-se também um dos expoentes da dança do lambadão, tendo ensinado mais de 1.500 mil e quinhentas pessoas em suas aulas presenciais. Fora isso, tem aulas online disponíveis no canal oficial do Lambadeiros de Elite no YouTube. "O legado de Jaime foi mantido", garante o professor que também está à frente do Instituto Digoreste, entidade realizadora do evento.
 
O Instituto Digoreste é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2019 em projetos sociais de Cuiabá, oferecendo atividades culturais, educacionais e de lazer para crianças, jovens e adultos da comunidade. Com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Assembleia Social e da Associação Mato-grossense de Cultura, o evento destaca a importância da arte como um canal de expressão e fortalecimento dos laços comunitários.

 
Imprimir