Imprimir

Notícias / Artes visuais

Mostra das Recentes Obras de Arte abre nesta quinta celebrando aniversário da UFMT

Da Redação - Stéfanie Medeiros

O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) tem muito a comemorar no próximo dia 05, com a abertura da Mostra das Recentes Obras de Arte. O evento celebra o aniversário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e os 40 anos do MACP, expondo um acervo doado por autores ou admiradores.

Leia maisO resgate de uma Cuiabá histórica pelo olhar afetivo de Walmir Leite marcam exposição

O Museu comemora também a construção da Reserva Técnica, projetada de forma funcional e com os cuidados necessários para a preservação e segurança. Este espaço é “o que há de novo no Museu”.

A abertura acontecerá a partir das 20h, no MACP, localizado no Centro Cultura, Campus de Cuiabá. A exposição prossegue até o dia 10 de janeiro.

De acordo com a crítica de artes Aline Figueiredo, “as artes plásticas, certamente, testemunham a melhor experimentação sensível da UFMT, ação efetivada através do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP)”, que “fundamentou propostas em torno do conceito de museu-ação, organismo vivo e em constante interação com a comunidade e que viabilizou o potencial criativo da região”.

Na obra “Arte Aqui é Mato” (Edições UFMT/1990), ela acrescenta que “a problemática da arte brasileira, a valorização da cultura popular e do indigenismo, a pesquisa do Centro-Oeste, sobretudo o desenvolvimento da arte mato-grossense, foram diretrizes do MACP que a critica brasileira reconheceu como plataforma de ação exemplar”, baseada em dois pontos básicos - a atualização da arte brasileira e o apoio ao artista mato-grossense.

Autores e obras

A exposição de encerramento de 2013 reunirá obras de cinco autores:
01 - “Buriti”, de Miguel Penha, 2010;
02 – “Os Dois Buritis” (díptico), de Miguel Penha, 2007;
03 – “Cerrado Krahô”, de Miguel Penha, 2004;
04 – “Rio Paciência”, De Miguel Penha, 2010;
05 – “Algodãozinho do Cerrado”, de Miguel Penha, 2009;
06 – Valques Rodrigues;
07 – Nilson Pimenta;
08 – “Gee”, de Daniel Pellegrim, 2009;
09 – “Triste”, de Daniel Pellegrim;
10 – “Paisagem Noturna do Campus UFMT”, de Benedito Nunes, 2005.
Imprimir