Imprimir

Notícias / TV

Regina Casé grava programa sobre a árvore Lixeira em Chapada dos Guimarães

Da Redação - Priscilla Silva

Uma das principais árvores do Cerrado que até empresta seu nome popular a um dos principais bairros de Cuiabá, a Lixeira é tema de um dos programas apresentado por Regina Casé, ‘Um pé de quê?’, exibido no canal TV Futura. Nativa da região centro-oeste, a Curatella americana – nome científico – é um exemplo de vegetação que resiste à ação do homem sobre as matas brasileiras.  A apresentadora esteve em Chapada dos Guimarães para produção do programa.

No programa, a apresentadora ressalta que a Lixeira é uma árvore que sempre soube enfrentar o fogo, mas a constante interferência do homem tem prejudicado outras espécies que nem mesmo foram conhecidas.

“A árvore lixeira sempre soube enfrentar o fogo. Ela é uma lutadora um símbolo da resistência, depois do fogo suas folhas são as primeira a aparecer bem verdinhas, elas brotam de novo e fazem sombra para outras espécies nascerem. O fogo no cerrado não acontece, mais em 10 em 10 anos como era pra ser o natural, mas a todo momento tem alguém botando fogo no cerrado”, relata Regina.

Cia Leite de Pedra e Flor Ribeirinha anunciam início da temporada "Palco Giratório" em cortejo cênico

A apresentadora continua o programa criticando a falta de cuidado do homem com o ecossistema. “A milhares de anos a paisagem do cerrado vem se modificando, as árvores se adaptando, mas com a interferência direta do homem e tanto fogo, muitas espécies não conseguiram sobreviver. Muitas foram extintas antes de serem descobertas. Dentre as mais de 1000 árvores típicas do cerrado apenas 30 encontramos em todos os lugares, a Lixeira é uma delas”, pontuou.

A Lixeira ocorre em solos pobres ou secos. Elas chegam a ter três a seis metros de altura e uma semente que lembra a de maracujá, envolta por um anilo branquinho doce.

O nome lixeira foi dado por causa das suas folhas, que são ásperas e duras que lembram uma lixa. A sua resistência ao fogo está em sua casaca que é dura e espessa que protege a seiva da planta, depois do fogo ela se solta.

Um pé de que?

A série com mais de 100 árvores retratadas, espécies de todos os biomas brasileiros. Além de apresentar aspectos morfológicos das plantas (pois um dos objetivos do programa é facilitar a identificação das espécies) o "Um Pé de Quê?" quer aproximar as árvores dos espectadores através da música, da culinária, da história, da tecnologia, da antropologia.

Tem o objetivo de trazer as árvores para o dia-a-dia das pessoas, revelar, por exemplo, o que a Carnaúba tem a ver com a maneira que nossos avós ouviam música, ou entender por que o pigmento vermelho do Pau-Brasil foi tão importante para a Europa do século XVI.

QUANDO VER:

Um Pé de Quê?
Quartas-feiras, às 21h (horários de MT)
Reprises: Quintas, às 12h30min | Sábados, às 15h | Domingos, às 18h
Classificação: livre

Assista o programa completo.

Imprimir