Imprimir

Notícias / Música

A cena hip hop agradece: hoje tem "Rap Tchapcruz" no bairro Porto

Da Redação - Bruna Gomes

Hoje no bairro do Porto, mais precisamente na Praça Maria Ricci, ocorre uma confraternização para celebrar o rap. O ‘Rap Tchapcruz’ é um evento gratuito com a intenção de fomentar a cena do hip hop na capital e seus arredores. Raul Lazaro, organizador do evento, afirma modestamente que “é um lugar para os músicos mostrarem seu trabalho, fazer um rima, uma verdadeira confraternização”. As apresentações têm início às 19h30.

Ações como essa, relacionadas ao hip hop se vêem cada vez mais enfraquecidas em Cuiabá. Raul Lazaro conta que a principal dificuldade é o preconceito. “As pessoas acham que rap é coisa de marginal e bandido. Na verdade elas têm medo de ouvir rap, porque ele fala a verdade e as pessoas não querem ouvir a verdade. Elas preferem ouvir uma música que conte uma história mentirosa, que mostre outra realidade, que fale o que elas querem ouvir.”

Raul é um agitador cultural do rap cuiabano há anos e desde outubro do ano passado comanda o programa de rádio “Voz Ativa”, com programação toda voltada para o hip hop. O programa vai ao ar das 12h às 14h ao vivo, na Rádio Coxipó Serra FM(105,9).

Entre as atrações do evento , está o Dj Spinha, figura presente em diversos eventos do gênero na cidade e que não é conhecido apenas por sua atuação como DJ, mas por promover ações relacionadas às políticas públicas culturais nos subúrbios de Cuiabá. Entre os seus projetos estão o coletivo Maloka e o Instituto Mandala, que tentam através do rap, grafitti, música e skate encaminhar jovens para o mundo da arte.

O rapper Mano Cezzar, a dupla Conduta do Gueto e o grupo de rap gospel Verbos Urbanos fecham as principais atrações. Paralelo ao Rap Tchapcruz ocorre o ‘Poesia Tchapcruz’, organizado pela poetisa Luciene Carvalho, onde acontecerá o assentamento da cruz da Igreja São Benedito.

Ambos os eventos tem apoio da Serra fm, Kuruja Tattoo, Restaurante Regionalíssimo, Masculino Cabeleireiro e da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC – MT).

Imprimir