Desde o verão, um novo “
must have” invadiu as rodas de fashionistas e virou assunto entre quem adora estar conectado às tendências mais quentes da moda: as bolsas Wayuu, cheias de cores e exclusividade.
Leia mais: Uso inteligente de roupas: Studio Crisálida lança ensaio mostrando a versatilidade de suas peças
Elas levam esse nome pois são confeccionadas pelas mulheres da tribo Wayuu, da penísula La Guajira, no extremo norte-oriental da Colômbia, entre o Golfo da Venezuela e o Mar do Caribe.
Segundo a blogueira Thaylise Ferreira, do Viva Moda, ali, as mulheres tecem manualmente cada bolsa, demorando, em média, 20 dias para concluir cada unidade. “São peças únicas e exclusivas, uma verdadeira obra de arte”, comenta.
As bolsas são em formato de saco, tecidas em lã ou algodão, com padronagens geométricas e cores bem vivas e contrastantes.
E, pelo caráter exclusivamente artesanal do trabalho, nenhuma peça fica igual à outra. Claro que, com todo esse conceito, as bolsas não são baratas, e custam algumas centenas de reais. Algumas marcas e sites comercializam a bolsa no Brasil. Umas das opções por aqui é o perfil @boho_hype no Instagram.
De acordo com Thaylise, as bolsas caem muito bem em
looks diurnos, mas também podem se encaixar em produções noturnas. Para combinar bem, um vestido de crochê, um
look todo preto ou todo jeans, para a peça protagonizar a produção.