Imprimir

Notícias / Comportamento

Sessão de fotos convida população a participar da Marcha das Vadias em Cuiabá; Veja fotos!

Da Redação - Isabela Mercuri

A terceira edição da Marcha das Vadias em Cuiabá está marcada para o próximo dia 07 de junho (sábado), e a organização do protesto já está se preparando e chamando a população para ir às ruas lutar pelos direitos da mulher.

Na tarde desta terça-feira (07), mulheres e homens foram convidados a ir ao estúdio de fotografia do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e posar para fotos que, após edição, trariam escritas os principais objetivos da marcha, convidando quem as visse a participar.

Também foram escritas frases diretamente nos corpos dos fotografados, com tinta vermelha. As frases, “O corpo é meu, aqui quem manda sou eu”, “Eu uso a roupa que quiser”, “Livre”, dentre outras, revelavam a revolta e desejo por mudanças.



A Marcha

A marcha das vadias começou no Canadá, em Toronto, após um policial afirmar que o número de estupros diminuiria se as mulheres “deixassem de se vestir como vadias”. Contra o discurso de culpabilização da vítima, mais de 3000 pessoas foram às ruas do Queen’s Park em abril de 2011.

Em Cuiabá, a primeira marcha aconteceu em junho de 2012, e contou com a presença de mais de 500 pessoas.

Além da liberdade de se vestir como quiser, a organização da marcha das vadias também lutam contra o padrão de beleza ditado pela mídia, o preconceito e a homofobia. Ela também luta pela legalização do aborto, dentre outras reinvindicações.
Imprimir