Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Secretaria da Saúde oferece testes de HIV gratuitos na Fifa Fan Fest

Da Redação - Isabela Mercuri

Quem passar pela Fifa Fan Fest em Cuiabá poderá realizar testes rápidos para detecção do vírus HIV. Os testes são realizados no trailer da Campanha Proteja o Gol, que estará presente no local durante os dias de transmissão de jogos.

Leia mais: Em clima de Copa: Cosmopolish Nail Bar oferece design de unhas e drinks temáticos

Só em dois dias de eventos, já foram realizados 11 testes. Segundo Janaína Carla Lugli, enfermeira do programa DST Aids, nenhum resultado foi positivo. “Estamos aqui para orientar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis, distribuímos kits com preservativos e panfletos com informações sobre o assunto”, disse Janaína, que também afirmou que até o final do Mundial devem ser distribuídos cerca de 2 milhões de preservativos

Teste

O teste realizado no local é feito por enfermeiros, em um ambiente fechado. O resultado fica pronto em 15 ou 20 minutos. Podem fazer o teste pessoas com mais de 18 anos, de nacionalidade brasileira e que não aparentem sinais de embriaguez.

São oferecidos quatro testes: sífilis, HIV e hepatites B e C. No caso do HIV, se o primeiro teste der positivo será realizado um segundo de marca diferente. Se os dois derem positivo, o paciente é, então, encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado-SAE, em Cuiabá.

Realização


A FIFA Fan Fest é uma realização da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em parceria com Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria-Extraordinária da Copa, e a Associação Casa de Guimarães, responsável pela estrutura do evento.

Montado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Acrimat), a apenas 2,5 km de distância da Arena Pantanal, o FIFA Fan Fest é um espaço com entrada gratuita à população e turistas, em uma área total de 40 mil m² com capacidade para receber até 40 mil pessoas, e estacionamento para dois mil veículos.

A Campanha Proteja o Gol tem parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o Ministério da Saúde e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
Imprimir