Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Campeonato de Fisiculturismo acontece neste sábado na capital; Entenda as categorias

Da Redação - Isabela Mercuri

Acontece no próximo sábado (26), o XVI Campeonado Mato-Grossense de Fisiculturismo, em Cuiabá. Haverá, na data, cinco categorias de competição, sendo elas o Culturismo, Men’s Psysique, Bikini, Body Fitness e Wellness.

Segundo a Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, o Men’s Physique refere-se à “boa forma e simetria combinadas com musculatura e aparência geral. Isto não é um concurso de hipertrofia, então massa muscular exagerada deve resultar em notas baixas. “
Leia mais: Miss Infantil Mato Grosso participa de concurso nacional de beleza

Já a categoria “Bikini” é uma das feminina. Nela, a mulher deve ter um “aspecto de modelo de passarela que treina com pesos”, ou seja, não pode ter definição muscular.

O culturismo clássico, segundo a Federação de Culturismo e Fitness do Rio de Janeiro, exige “Enquadramento na relação altura e peso, massa muscular com volume compatível com altura, definição e profundidade. Densidade, proporção entre tronco e membros inferiores e simetria entre os segmentos (lado direito e esquerdo”.

O Body Fitness pede um volume muscular menor, sem marcações muito profundas. É considerado um físico “normal”. Os atletas não podem apresentar aspecto de magreza.

Por fim, os atletas da categoria “Wellness” devem ter uma forma natural e firme com baixo percentural de gordura. O volume do músculo não pode ser muito grande e é analisada também a beleza, presença de palco e simpatia.

Em Cuiabá, a competição acontece no Ginásio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), às 18h30. A entrada custa R$20 e é paga na hora. 

Para mais informações, ligue 99492023.
Imprimir