Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Stress: Entenda porque ele afeta mais as mulheres e quais são os sintomas e consequências

Da Redação - Isabela Mercuri

O mundo é cruel. E o mundo é muito cruel com as mulheres. Talvez para fazê-las provar que não são o “sexo frágil”, talvez para desafiá-las a mostrar o quanto são auto-suficientes, depois que elas ganham os direitos que há tantos anos os homens já tinham, o número de deveres também aumentou, e saltou para uma escala desleal em relação aos homens.

As mulheres, que agora podem e devem trabalhar, ainda convivem com a “obrigação” de cuidar da casa, dos filhos, do marido, de sua beleza, de seu corpo e de sua família. Tudo isso, é claro, resultado de uma mentalidade machista que as obriga a fazer tudo para satisfazer os outros.

Leia mais: Encontro de médicos discute caminhos do tratamento de esquizofrenia

Como resultado, o stress tem se tornado muito mais comum entre elas, desde muito cedo. De acordo com a psicóloga Aretusa dos Passos Baechtold, as consequências podem ser traumáticas tanto para o corpo quanto para a mente. 

Conheça os sintomas:

Psicológicos


Sentir-se irritada ou zangada; pressionada ou ansiosa; sentir vontade de se esconder e fugir de todos; sentir-se triste ou deprimida; dificuldade de concentração; dificuldades para falar; tornar-se predisposta a acidentes; perder o interesse por sexo; adotar comportamentos de má adaptação, tais como fumar, aumento do consumo de álcool ou tóxicos, comer demais ou perder do apetite.

Físicos


Sensação de tontura ou fraqueza; dores de cabeça incluindo enxaqueca; ranger de dentes; transpiração excessiva; necessidade urgente de urinar; dor ou tensão no pescoço; palpitações cardíacas; dores de estômago; diarréias; prisão de ventre; náuseas; problemas dermatológicos; tiques; tremores das mãos; irregularidades menstruais; roer as unhas e morder os lábios.

Conseqüências

No trabalho: sob um longo período de stress, aparecem problemas pessoais e interpessoais como menos eficiência, atrasos e faltas mais freqüentes, conflitos ou irritabilidade com colegas, crescente dificuldade de raciocínio e sensação de incapacidade.

Em casa:
o stress pode ser expresso no conflito com os filhos e parceiro.

O stress prolongado pode levar a mulher a desenvolver ou agravar doenças como hipertensão, úlceras e distúrbios adicionais intermediados pelo stress, como a infertilidade, a tensão pré-menstrual e a ansiedade.

Outros distúrbios associados ao stress incluem anorexia, bulimia, ansiedade e depressão.

Prevenção

Pesquisas que quando as mulheres são submetidas a programas de treino de controle do stress, adaptado para atender as suas dificuldades, ocorrem mudanças significativas que favorecem uma melhor qualidade de vida para si mesmas.
Imprimir