Imprimir

Notícias / Política Cultural

Pedro Taques marca reunião depois de alvoroço em relação ao futuro da Secretaria de Cultura

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Depois do alvoroço causado pelo projeto de extinção da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o governador eleito de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), marcou reunião com representantes do setor cultural neste sábado (25), para avaliar o futuro da pasta na próxima gestão. O evento acontecerá no Circo Leite de Pedras, às 18h.

Leia mais: Pedro Taques promete transformar Batalhão Laguna em grande centro cultural; Saiba mais
Apesar de promessa de manter Secretaria de Cultura, equipe de transição faz projeto para extingui-la
Espero que o Pivetta saiba a diferença de cultura para monocultura, critica presidente da AML

De acordo com o novo organograma da equipe de transição do governo, apresentado à imprensa pelo prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (PDT), a Secretaria de Cultura será uma superintendência fundida ao Turismo, que também pede o status de secretaria. Juntos, os dois setores ainda serão vinculados administrativamente a Secretaria de Cidades.

A reunião tem mobilizado diversos membros do cenário artístico cuiabano e mato-grossense, que nomearam o evento de “Remobilize Cultura 2014”. Um evento no facebook foi criado para impulsionar a adesão popular ao evento (clique AQUI). A assessoria do candidato eleito confirmou a presença de Taques na reunião.

Entenda o caso

No dia 15 deste mês, o coordenador da equipe de transição de Pedro Taques (PDT), Otaviano Pivetta (PDT), apresentou à imprensa um projeto de reforma administrativa.

A principal ideia da reforma administrativa é reduzir de 19 para 12 o número de secretarias e cortar o excesso de cargos comissionados da máquina pública. Neste caso, a Secretaria de Estado de Cultura seria transformada em superintendência, fundida com a Secretaria de Turismo, caso o projeto seja aprovado. Leia mais detalhes sobre a reforma administrativa clicando AQUI. 

O projeto causou descontentamento ante ao setor cultural e foi amplamente criticado por diversos motivos, sendo o principal deles a promessa de Taques de manter a secretaria durante seu governo. Em audição pública na Casa Barão de Melgaço, realizada no dia 17 de outubro, Taques afirmou: “A Cultura não é perfumaria, será tratada com a mesma seriedade que a educação, saúde, transporte e outras áreas”.

O pedetista também apresentou na ocasião sua intenção de aumentar o dotamento orçamentário da Secretaria de Cultura, passando para 1,5% do orçamento total do Estado.

Petição Online

Para instigar ainda mais o movimento e mostrar a revolta contra o projeto de transformar a SEC em superintendência do turismo, membros da classe cultural criaram uma petição online. Até o momento desta reportagem, a “Governador eleito do Estado do Mato Grosso Pedro Taques: Não extinção/Fusão da Secretaria de Cultura do Estado MT” já havia sido assinada por 351 pessoas. Clique AQUI para ver a petição.

Serviço

Reunião com Pedro Taques sobre futuro da Secretaria de Estado de Cultura
Local: Circo Leite de Pedra
Data: Sábado (25)
Horário: 18h
Endereço: Rua Antônio Batista Belém, 1205, Lixeira, Cuiabá
Evento no facebook: Clique AQUI 


Imprimir