Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Veja dicas do endocrinologista para não exagerar nas festas de final de ano

Da Redação - Isabela Mercuri

Os resultados de uma dieta de dois meses podem se perder com apenas uma semana de alimentação desequilibrada, é o que afirma o endocrinologista Sergio Vêncio, que alerta as pessoas neste final de ano.

Leia mais: Suco detox de uva e água de coco é isotônico natural e auxilia na perda de peso

Ele afirma que, nas ceias de natal e ano novo, o ideal é não exagerar e que: “todas as refeições tenham opções mais leves como saladas e frutas da estação. Uma boa dica é evitar frutas secas e castanhas, já que são bastante calóricas e normalmente são consumidas em grandes quantidades”, diz o especialista.

Outra dica para que a saúde não seja prejudicada durante esta época é a de comer algo antes de ir para as festas de natal e ano novo: “Para não exceder demais nas festas, a primeira orientação é fazer um lanche antes de sair de casa. A sugestão é que esta alimentação prévia seja baseada em carboidratos complexos, como sanduíches integrais, barras de cereais, batata doce com algum tipo de carne magra e frutas. Assim, você chegará com o mínimo de fome e, na hora da ceia, comerá menos”, afirma.

As bebidas alcoólicas também são vilãs e devem ser administradas com cautela. A maioria dos vinhos e champagnes, por exemplo, têm açúcares: “Se for beber, nada de exageros e intercale sempre o consumo de bebida alcoólica com copos d’água ou de suco de frutas, que hidratam e recuperam o organismo”, conclui o médico.

Tradição calórica

O médico ainda explica que o ganho de peso resulta das tradições que os brasileiros seguem, mas que são de países onde o natal e o ano novo acontecem no inverno. “Aqui no Brasil, comemoramos o Natal e o Ano Novo durante o período mais quente do ano, mas trazemos as tradições da ceia de países que tem frio nesta mesma época. Sentimos menos fome, devido o calor, mas nos alimentamos de pratos mais calóricos, e o resultado final é o ganho de peso”, explica.

Tomando os cuidados necessários, não é preciso abrir mão dos pratos da ceia, afirma Sérgio: “Ninguém precisa se privar das comidas típicas ou das sobremesas. O consumo moderado é o grande segredo. Tentar balancear a ingestão de calorias pode ser uma opção: se você pretende comer aquele pavê irresistível, que tal evitar o arroz e a farofa?”.

Imprimir