Imprimir

Notícias / Cinema

Documentário brasileiro premiado internacionalmente será exibido em Cuiabá

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Para aqueles que gostam de cinema, Cuiabá tem vários projetos que exibem filmes clássicos, documentários ou que não estão no circuito Hollywood. Um deles é o Cineclube Coxiponés, que exibe nesta quinta-feira (23), o documentário “Elena” (2012, 82 min.), de Petra Costa, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com início da sessão às 19h.

Leia mais:
Em Cuiabá: Cinemark Clássicos exibe obra-prima de Hitchcock nesta terça-feira

De acordo com a assessoria da UFMT, o filme encerra o ciclo dedicado a temas que envolvem questões de saúde. “Elena” recebeu prêmios nacionais e internacionais, mas não chegou a entrar no circuito das salas comerciais de Cuiabá, o que faz da sua exibição na UFMT uma rara oportunidade do público da cidade conferir a produção.

O filme narra uma história pessoal da cineasta Petra Costa sobre sua irmã, Elena, a quem pouco conheceu por ter deixado o Brasil na juventude para tentar a carreira de atriz nos Estados Unidos, após uma infância vivida na clandestinidade por causa da ditadura militar.

Duas décadas depois, Petra, já atriz, embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca, Petra apenas tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. Ela acaba percorrendo os passos da irmã numa tentativa de entender seu destino inesperado, fazendo do filme uma espécie de terapia familiar, de reencontro e de descobertas.



Prêmios

No currículo, o documentário Elena tem vários prêmios, entre eles o de melhor filme pelo júri popular no 5° Festival de Brasília, no qual foi agraciado também com a melhor direção, montagem e direção de arte para documentários.

O cuidado com a fotografia também lhe rendeu um prêmio no Festival de Varsóvia e a originalidade da trilha musical, o reconhecimento no 7° Cine Música do Rio de Janeiro.
Mais informações sobre o filme no site.

Sessão

O documentário “Elena” terá uma segunda sessão na terça-feira, 28 de abril, às 16h, na sala Névio Lotufo (35 lugares), na sede do Cineclube Coxiponés.

Serviço

Documentário “Elena”
Sessão Cineclube Coxinponés
Data: Quinta-feira (23)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Imprimir