Imprimir

Notícias / Cinema

Ingmar Bergman: Filme que fala sobre sua relação com o pai, 'Morangos Silvestres' será exibido nesta terça

Da Redação - Isabela Mercuri

Dois meses após o início do Ciclo “Ingmar Bergman”, o nono do projeto ‘Imagens em Pauta’, nesta terça-feira (12), o filme exibido será ‘Morangos Silvestres’, de 1957. Às 19h30, no cinema do Sesc Arsenal, os espectadores poderão assistir a um dos maiores sucessos do cineasta sueco.

Leia mais:
Primeiro grande sucesso internacional de Bergman será exibido em Cuiabá nesta terça-feira
Ingmar Bergman: "Noites de Circo" é atração do Imagens em Pauta nesta terça-feira

Considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos, ‘Morangos Silvetres’ conta a história de um professor de medicina, Isak Borg, que viaja para Lund para receber o grau honorário na Universidade da cidade. Durante o caminho, ele e sua nora Marianne conhecem diversas pessoas, que vão montando histórias paralelas à narrativa.

Bergman fez o filme aos 39 anos, idade de Evald (filho do personagem principal, Isak Borg). Em seu livro ‘Imagens’, lançado em 1990, o cineasta confessa que que estava “implorando a seus pais que o vissem, o compreendessem e, se possível, o perdoassem” por meio de Morangos Silvestres. “Eu criara uma personagem (a de Isak Borg) que se assemelhava a meu pai, mas que no fundo era eu, inteiramente. Eu com 37 anos, privado de relações humanas, com necessidade de me impor, introvertido, e não apenas relativamente, mas sim bastante fracassado. Apesar dos sucessos, de ser bom profissional, cumpridor e disciplinado. Procurava meu pai e minha mãe, mas não podia encontrá-los”, afirma no livro.

Feito um ano após o famoso ‘Sétimo Selo’, Morangos Silvestres faz parte da fase mais madura de Bergman, que começou seus filmes em 1944 e os fez até 2003, apenas quatro anos antes de sua morte.

Imagens em Pauta

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.
Imprimir