Imprimir

Notícias / Cinema

Cannes recebe elite do cinema mundial sob medidas de segurança

France Press

 Cannes recibe, a partir desta quarta-feira (13) e durante 12 dias, a elite do cinema mundial, este ano sob um dispositivo de segurança discreto, mas onipresente, depois dos atentados de janeiro, em Paris. A 68ª edição do Festival de Cannes começa na quarta-feira e termina em 24 de maio no balneário da Côte D'Azur com a atribuição da Palma de Ouro a um dos 19 filmes na competição oficial.

A cidade recebe de estrelas de Hollywwod a diretores menos conhecidos vindos do mundo inteiro. Este ano, Cate Blanchett, Benicio del Toro, Matthew McConaughey, Michael Fassbender, Marion Cotillard, Colin Farrell, Michael Caine, Jane Fonda, Salma Hayek, Gerard Depardieu, Catherine Deneuve, Rachel Weisz, Jesse Eisenberg, Naomi Watts e Rooney Mara subirão a famosa escadaria.

Criado há quase sete décadas, o Festival de Cannes foi, no começo, um evento informal de clima quase familiar, segundo os mais veteranos. Mas, ao longo dos anos, se tornou um evento super-midiatizado e seu tapete vermelho virou um set protegido por medidas de segurança cada vez mais importantes.

Com 18 salas, o Palácio dos Festivais, que substituiu o original desde 1982, foi apelidado de "o bunker" por jornalistas e cineastas por seu aspecto maciço, pouco acolhedor, e seu labirinto de subsolos sem luz natural.

Após os atentados jihadistas de janeiro passado, em Paris, que chocaram a França, este ano foi adotado um importante dispositivo de segurança no festival. "Não há nenhum risco terrorista em particular identificado", afirmou o prefeito do departamento dos Alpes Marítimos, Adolphe Colrat. Mas ele admitiu que a mostra pode se tornar alvo de ataques por causa de sua elevada exposição midiática.

O contexto nacional e internacional de ameaças faz com que a segurança seja "um grau superior à do ano anterior", com um centro de comando unificado e reuniões diárias, explicou o encarregado.

Joias e champanhe

Durante o festival, a população de Cannes triplica, chegando a 210 mil pessoas. O maior número de famosos cobertos de joias por metro quadrado do mundo atrai não só curiosos e cinéfilos, mas também "os ladrões, que também marcam presença", disse o delegado de Cannes, Philippe Jos.

Na semana passada, um ladrão disfarçado de idoso conseguiu entrar na joalheria Cartier, no famoso passeio marítimo de La Croisette, antes de fugir junto com outros três cúmplices com um importante roubo.

E como não só de cinema vivem os fãs do festival, a polícia e quatro companhias especiais de segurança (CRS) também terão que proteger as muitas festas organizadas todas as noites em espaços cobertos por tendas que fazem avançar sobre a praia os terraços dos grandes hotéis de Cannes, onde o champanhe rola até a alta madrugada.

As autoridades estabeleceram uma zona de segurança marítima, proibiram o sobrevoo de drones e vigiarão especialmente as grandes autoestradas e o aeroporto vizinho de Nice.

O prefeito de Cannes, David Lisnard, destacou que sua cidade dispõe de 468 câmeras de vigilância, "a rede mais densa da França, com uma câmera a cada 152 habitantes".
Imprimir