Imprimir

Notícias / Tecnologia

Bizarro: drone minúsculo parece origami e ‘se mata’ quando termina tarefa

Techtudo

 Pesquisadores do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveram um robô em miniatura capaz de se mover apenas com ímãs. O minúsculo drone em formato de origami se dobra sozinho, consegue nadar, carregar objetos mais pesados que ele e se dissolve, quando não precisa mais ser usado.

Ele começa como um simples quadrado plano, com 1,7 cm de lado, feito de PVC. Sobre a folha é posicionado um pequeno ímã, fazendo com que a estrutura pese 0,31 g. Ao ser submetido a uma fonte de calor de 15 Hz, o drone se dobra sozinho e fica preparado para andar.

Mas o movimento não acontece de forma autônoma. É necessário que ele esteja sobre uma superfície abaixo da qual ficam quatro bobinas eletromagnéticas. Elas atraem e repelem o ímã, fazendo com que ele sacuda. Devido às bordas irregulares do mini robô, ele começa a se mover, atingindo velocidade de 3 a 4 cm por segundo.

Quando tudo termina, basta mergulhá-lo em um pouco de acetona que o origami se dissolve, restando apenas o ímã. A equipe do MIT espera construir interações que se destruam inteiramente, sem deixar qualquer vestígio, além de conseguir andar ou nadar de forma completamente independente.

Imprimir