Imprimir

Notícias / Política Cultural

Reunião para discutir reabertura do programa Mais Cultura em escolas públicas acontece na próxima semana

Da Redação - Naiara Leonor

Nesta segunda, 17, e terça-feira, 18, representantes das escolas municipais e estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, recebem os técnicos do Ministério da Cultura para um encontro sobre o programa Mais Cultura. Durante os dois dias, nessa 1ª Roda de Conversa serão avaliados os desafios e possibilidades para a reabertura do programa em 2015/2016, nas unidades dos dois municípios.

Leia mais:
Espetáculo de Monteiro Lobato é apresentado por alunos de escola da rede pública municipal de Cuiabá
Peça de teatro busca incentivar o consumo de carne suína na escolas municipais de Cuiabá

O Programa Mais Cultura consiste em uma iniciativa interministerial, firmada entre os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), com a finalidade de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais em curso nas comunidades locais e nos múltiplos territórios.

Pretende-se ainda, promover o fortalecimento e a consolidação de territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida.

Em 2013, foram selecionados cinco mil projetos de escolas públicas brasileiras inscritas no Sistema de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Entre os projetos selecionados, nove são de escolas da rede municipal de Cuiabá.

As escolas contempladas são a Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, José Luiz de Borges Garcia e Lenine de Campos Póvoas, as três com o projeto Cultura Educação Museal (Siriri); as escolas Madre Marta Cerutti, Gracildes de Mello Dantas e 08 de Abril, com o Projeto Cultura Afro-Brasileira; e as escolas do campo Udeney Gonçalves de Amorim, com o projeto Arte Circense; escola Nossa Senhora da Penha de França, Projeto Cultura Educação Museal (SIRIRI); e a escola Doutor Estevão Alves, com o Projeto Cultura Afro- Brasileira (Capoeira).

Na terça-feira (18) a equipe do Ministério da Cultura irá conhecer o projeto desenvolvido pela escola 8 de Abril.
Imprimir