Imprimir

Notícias / Cinema

Idosos inscritos em programas sociais terão sessões de cinema gratuita no teatro da Assembleia

Da Redação - Isabela Mercuri

Um projeto levará idosos para sessões de cinema gratuitas no teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa do estado, a partir da próxima quarta-feira (9). O ‘Cine Social’, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a Casa de Leis, vai organizar o passeio para mais de 700 idosos inscritos em programas sociais de Cuiabá.

Leia mais:
Governo promove oficinas de orientação sobre pacote de editais de fomento e incentivo a cultura
Mostra universitária de cinema teve mais de cem filme inscritos, da América do Sul e até Europa

O Cine Social foi criado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e vai abarcar idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência de Idosos, para que conheçam não só o teatro, construído recentemente, mas também todo o espaço da Assembleia.

A primeira sessão acontece no próximo dia 9 com a exibição do filme "O curioso caso de Benjamin Button”, e a previsão é que seja realizada uma a cada mês. Também está em estudo a realização de um curso de capacitação para os idosos, e a ampliação do Cine Social às crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, já no mês de novembro.

José Rodrigues Rocha Júnior, secretário de Assistência Social, afirma que a secretaria será responsável por inscrever os idosos interessados em participar da iniciativa: “Nós temos que entender que tem muitos idosos que as próprias famílias acabam deixando de lado, já não conversam mais com eles e os consideram um fardo; por isso, vir para esse espaço vai fazer com que eles continuem convivendo em sociedade; é um projeto muito importante”, diz.

De acordo com a Assessoria, parcerias como essa garantem a realização de atividades em diversas áreas, como cidadania, cultura e lazer: “Tenho certeza de que será muito bom e produtivo. E é alternativa como essa de atores importantes que nos auxiliam a trazer novas oportunidades e atividades para fazer com que nossos idosos possam sair daquele convívio do espaço físico que eles estão acostumados e participar de outras ações e conhecer novas pessoas. Isso é muito importante para o convívio do idoso”, afirma José Rodrigues.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, afirma que o projeto foi pensando para aproximar o Legislativo da sociedade, e a Casa de Leis vai oferecer o transporte dos idosos e a distribuição de lanches para todos os participantes.

“Foi desenhado um projeto pela Sala da Mulher no sentido de trazer a terceira idade para algumas sessões de cinema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Os idosos terão conhecimento do Poder Legislativo e vão assistir a filmes e com isso estamos fazendo nosso papel”, assegura.
Imprimir