Imprimir

Notícias / Artes visuais

Nona edição da Primavera dos Museus começa nesta segunda com exposições no MISC e outros locais

Da Redação - Isabela Mercuri

A 9ª Semana dos Museus começa nesta segunda-feira (21), com o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Exposições, exibições de filmes, documentários, palestras e mesas redondas estão na programação a partir das 18h no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) e em outros pontos da cidade.

Leia mais:
Artista plástico faz intervenção urbana e chama atenção para importância de Maria Taquara
1ª Feira Cultural de Artes de Várzea Grande acontece em outubro e artistas se preparam

“Trata-se de um trabalho que abrange a diversidade dentro da cultura indígena, a peculiaridade das etnias vivenciada nas aldeias. De certa forma, isso nos permite ter um olhar mais crítico”, comentou o coordenador do Misc, Cristovão Gonçalves.

De acordo com a Assessoria, durante a abertura, no Misc, haverá uma exposição de cartões postais e artefatos que exaltam a palha como matéria-prima de excelência dos povos indígenas, um tributo à Berta Ribeiro. Já no SESC Casa do Artesão será apresentada a mostra "Ritxoko: expressão cultural”.

A Primavera dos Museus acontece desde 2007, geralmente no início da primavera, e este ano conta com a participação de mais de 800 instituições. A programação em Cuiabá segue até o dia 25 de setembro, com a exibição do curta “Mopoi: O menino Manoki” e mesa redonda em parceria com o Univag Centro Universitário, com o tema "Povos Indígenas em Mato Grosso: da colonialidade à descolonialidade”.

As atividades fazem parte da agenda do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorrem em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Centro Cultural Ikuiapá. A entrada é gratuita.

O Museu da Imagem e do Som está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, Centro.

Veja a programação completa:


Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC):

21/09/15

- Abertura da exposição em parceria com o Ikuiapá/Funai: A Civilização da palha, exposição de cartões postais e artefatos que exaltam a palha como matéria-prima de excelência dos povos indígenas, um tributo à Berta Ribeiro,às 18h.

- Abertura da exposição em parceria com Ikuiapá/Funai:"O índio no cartão postal", às 18h.

- Exibição do vídeo, Projeto mawo - casa de cultura ikpeng. A mawo é um novo espaço de formação, pesquisa, registro e divulgação da cultura ikpeng. Realização catitu. 34 minutos/2014,das 19h às 1940h.

22/09/2015

- Exibição do documentário ritxoko, registra o ofício e os modos de fazer a boneca de cerâmica karajá, nas aldeias staisabel do morro, werebia, watau, buridina e bdé-buré. 43 min. Produção olho filmes, das 19h às 20h.

23/09/2015

- Exibição do filme Oió-A luta dos meninos. 2010. 26 min. A cerimonia Oió é uma luta masculina entre dois clãs, aonde não há vencedor, tem finalidade de que reconheçam a dor e o medo. Direção CaimiWaiassé Xavante, das 19h às 1930h.

- Debate sobre o filme Oió-A luta dos meninos, com o diretor CaimiWaiassé Xavante, das 1930h às 2030h.
24/09/2015
- Exibição do filme, TRAMA DO OLHAR, índios e não-índios produzem sentidos sobre as maneiras de ver o outro. 52 MIN. Direção: Glória Albues; Instituto Cuiabá Terra Brasilis - das 19h às 20h

25/09/2015

- Exibição do curta: Mopoi: O menino Manoki. 2010. Direção Sergio Lobato. Produção Executiva José Paulo Traven e Naine Terena. Co-produção Terra do Sol Filmes, Lamiré. Realização Opan e AssociacaoWatoholi. Minc, das 19h às 19h10.

Outros locais

21/09/2015

- Exposição em parceria com o Museu Histórico de Mato Grosso. "Protagonismo Indígena: autoresindígenas e a literatura infanto-juvenil".

Local: Museu Histórico de Mato Grosso,das 09h às 18h.

- Exposição em parceria com o SESC Casa do Artesão. "Ritxoko: expressão cultural Karajá".

Local: SESC Casa do Artesão, de 21/09/2015 a 03/10/2015, das 09h às 17h.

- De 21/09/2015 a 25/09/2015, das 19h às 22h. Palestra em parceria com UNIVAG Centro Universitário. Índios no Brasil: História, Geografia, Educação e Legislação, ciclo de palestras articulado ao resultado de pesquisas em diferentes áreas doconhecimento.

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande

- Palestra em parceria com o Univag Centro Universitário. Profa. Dra. Anna Maria Ribeiro F. M. Costa,"Descolonialidade de saberes: protagonismo indígena na literatura infanto-juvenil".

Local: UNIVAG Centro Universitário Várzea Grande

- Palestra em parceria com o Univag Centro Universitário. Patrick Willian de Moraes. "Turismo em Terras Indígenas: um potencial turístico para Mato Grosso?"

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande

- Palestra em parceria com o Univag Centro Universitário. Profa. Me. Mabel Moreira Wiemer.
"Educação para povos indígenas do Mato Grosso: políticas e desafios ao Plano de Educação".

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande¬MT - das 19h às 22h.

22/09/2015

- Palestra em parceria com o Centro Universitário. Profa. Dra. Rosana Lia Ravache, "A população indígena da Serra do Cachimbo e a construção da BR 163".

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande - das 19h às 22h.

23/09/2015

- Palestra em parceria com o Centro Universitário, Prof. Me. Igor de Lima e Silva, "As representações visuais dos indígenas legadas por Maximiliano de Wied¬Neuwied".

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande - das 19h às 20h45

- Palestra em parceria com o Univag Centro Universitário. Profa. Me. Valéria Nogueira Rodrigues."Culturasindígenas e os conflitos pela terra no Brasil"

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande - das 20h45 às 22h.

24/09/2015

- Palestra em parceria com o Univag Centro Universitário. Loyuá Ribeiro F. M. Costa. "Terra e direitos
humanos: os índios sob a ótica da legislação brasileira e internacional".

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande - das 19h às 20h45.

- Palestra em parceria com o Univag Centro Universitário. Profa. Me. Anne Adelle G. de Aguiar."A
legislação brasileira e os índios".

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande - das 20h45 às 22h.

25/09/2015

- Mesa redonda em parceria com o Univag Centro Universitário. "Povos Indígenas em Mato Grosso: da colonialidade à descolonialidade". Breve apresentação das palestras proferidas na Semana da Primavera dos Museus

Local:UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande - das 19h às 22h.

Imprimir