Imprimir

Notícias / Literatura

Luta X Letras: lutador Muay Thai lança livro de autoajuda baseado na filosofia oriental

Da Redação - Laura Petraglia

Pense e responda rápido: o que a delicadeza de escrever um livro de autoajuda que trata sobre o autoconhecimento e a evolução do ser humano, tem a ver com a ‘brutalidade’ de uma luta? Para muita gente a resposta deve ter sido nada, mas, para o lutador e professor de Muay Thai, Alex Paraná, as duas ‘artes’ podem caminhar juntas.

Ele é o autor do livro ‘Seja Mestre da Sua Alma’, lançado esta semana para download gratuito pela internet. Segundo o Alex o ser humano precisa evoluir, e isso só advém da prática do autoconhecimento.

Alex Paraná ensina tradicional Muay Thai para 'controle do corpo e mente'
Lutadores de muay thai trazem mestre Tailandês para Seminário em Cuiabá veja fotos

“Não há pessoa melhor para ajudá-lo a se conhecer como você mesmo, basta só praticar o autoconhecimento que tudo se resolve. Como eu trabalho com Muay Thai e a cultura tailandesa, meus princípios e conhecimentos são baseados na filosofia asiática. Resolvi repassar um pouco mais sobre essa filosofia para as pessoas que evoluem ao meu lado e para as que não têm contato diretamente comigo também, colando meus pensamentos no papel, então surgiu o livro”, disse.

Segundo Alex, o livro demorou um ano para ser escrito. É uma coletânea de pensamentos transformados em textos e ilustrados com fotos de suas viagens à Tailândia. “Escrevo diariamente. No final de 2012 resgatei todo o material escrito e passei para o livro”, afirma.

E para quem pensa que a arte marcial é o oposto da escrita, Alex desmistifica dizendo que ambas estão relacionadas. Segundo ele, a arte marcial vem de princípios e tradições milenares, que foram treinadas vividas e escritas para que virassem uma filosofia de vida posteriormente.

“Cabe a cada treinador fazer o mesmo em sua geração para que os próximos lutadores, treinadores e leitores tenham um exemplo a seguir. Para que deixem de ficar somente com as ideias na cabeça e as transforme em letra. Assim poderemos transformar qualquer seguimento em filosofia”, filosofa o lutador.

Sobre o porquê de não vender a obra e sim disponibiliza-la de maneira gratuita, Alex afirma que seu objetivo não é ganhar dinheiro com livro, mas sim difundir conhecimento aos que buscam.

“Resolvi disponibilizar para download pela grande procura de informação, filosofia e tradição tailandesa no Brasil. Com esse livro para download gratuito consigo atingir um público maior e consequentemente levar mais informação pras pessoas. Nosso objetivo sempre será levar a informação a quem precisa e não só ganhar dinheiro com ela”, diz.

O professor revela que já têm em andamento outros dois livros para o final deste ano: Seja Mestre da Sua Alma 2 e Aprenda Muay Thai Passo a Passo. “Ele livro será com as técnicas básicas e avançadas da arte marcial ilustradas passo a passo de fácil assimilação para iniciantes e avançados, cultura Tailandesa, costumes e curiosidades do mundo da luta e muito mais, aguardem”, finalizou.

Clique aqui e faça download gratuito do livro


Confira abaixo alguns dos textos do livro:

“Confiança demais é arrogância. Confiança de
menos é fraqueza.
Cada um escolhe a sua maneira de pensar.
Meu modo de pensar é que:
Confiança demais é autoconhecimento e
confiança de menos é só uma fase!”


“O encontro de duas almas não tem limites. Não tem
padrões. E muito menos tempo de duração em união!
Um relacionamento espiritual não tem
escrituras, não tem promessas.
Ele simplesmente acontece, permanece ou não.
Viva o presente momento com todo seu coração.
Se entregue a incerteza! Se pensar melhor vai entender
que ninguém domina o futuro, e o presente é a única
coisa importante em sua vida.
Se a pessoa que está ao seu lado está dividindo
esse único momento com você é porque seus espíritos
estão unidos para que isso aconteça.
APROVEITE! Nunca se sabe até quando vai
permanecer o elo entre duas almas!”


“Doação é melhor do que trabalho.
Doe-se, empreste-se! Tenha uma missão em
sua vida sem esperar nada em troca...
O retorno sempre será maior que o esperado!”


“Simples demais!
É só falarmos pouco e sentirmos mais!”


"Não há mérito ou propósito algum quando
deixamos de viver para somente sobreviver...
Seja o exemplo ou siga o exemplo!"


Imprimir