Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Festival 'Zé Bolo Flô' leva o teatro para as ruas durante toda a semana que vem em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

A segunda edição do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua acontece na próxima semana em Cuiabá, a partir de terça-feira (1). Com a proposta de trazer novos significados para os espaços urbanos da cidade, tornando-os palco da produção de teatro de rua, que dialoga com a cidade e com quem vive nela, o encontro terá sete dias de espetáculos que percorrem desde a Praça Bispo do José até a Prainha, passando pela Praça da República e pelo Ganha Tempo.

Leia mais:
'O Quebra Nozes', clássico do ballet, é apresentado por mais de 500 bailarinos nesta semana
Cuiabano é o único do estado a estudar na mais renomada escola de palhaços e investe em arte-educação

O festival vai proporcionar encontros, experiências, celebrações e a aproximação entre o artista e o público, de forma que eles possam interagir, integrar e se aproximar. A ideia, também, é democratizar o acesso ao teatro de rua e provocar no público diversas sensações e reflexões.

Idealizada e produzida pelo Grupo Tibanaré, a primeira edição do Festival aconteceu em 2013. Neste ano, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, esporte e lazer de Mato Grosso (Secel/MT).

Programação

Na terça-feira (1), primeiro dia de Festival, o Grupo Rosa dos Ventos apresenta a montagem Saltimbembe Mambembancos, na Praça da República, às 19h30. A apresentação é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades.

O segundo dia de festival, quarta (2), começa com a peça ‘Voadeira no Circo’, do grupo de Mato Grosso Teatro de Brinquedo, na Praça Alencastro, às 18h. Na história, a esposa Narcisa herda o circo de bonecos de seu marido Malafaias, após sua morte. Ela percebe só depois, no entanto, que os três bonecos ganharam vida, aprenderam a amar e a odiar.

Ainda no mesmo dia, às 19h30, o ‘Cirquinho do Reviraldo’, de Santa Catarina, apresenta o espetáculo ‘Julia’, também na Praça Alencastro. A peça gira em torno da personagem principal, uma mulher das ruas que traz na bagagem coisas do mundo, da vida e das coisas.

Com jornada tripla, o terceiro dia de festival, quinta (3), começa às 9h30 no Ganha Tempo, com o espetáculo ‘Mala d’1 Circo’, do grupo Atos 2 (MT). A história contada é a de um palhaço viajante chamado Tetéko, que com sua mala leva de cidade em cidade a diversão e alegria que o circo carrega.

Na Praça da República, às 18h do mesmo dia, o Circo Leite de Pedras apresenta “Estórias de Jardim”, um espetáculo adaptado dos contos “O Rouxinol e a Rosa”, “O Gigante Egoísta”, “O Aniversário da Infanta” e “Estórias que o Eco Canta” de Oscar Wilde.

O Grupo de Teatro Tibinaré, de Mato Grosso, entra em cena às 20h com o já conhecido ‘Passeio Noturno’, um ônibus de turismo do Sr. Chico, que toda semana percorre o centro histórico de Cuiabá com o público, retratando as histórias antigas das arquiteturas, de fatos históricos e das lendas urbanas que permeiam as ruelas e becos do local. O passeio sai da Praça Bispo do José.

Conversa de Botas Batidas, do grupo Vostraz (MT) é o espetáculo de sexta-feira (4), às 18h, na Praça da República. Trata-se de uma grande manifestação cênica da cultura popular mato-grossense por meio de cantigas populares.

As 19h30, o Lume (SP) apresenta La Scarpetta no mesmo local. Nesta peça, o palhaço Teotônio apresenta o seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos.

O penúltimo dia será comandado pelo Grupo Nó (MT) com o Cortejo A Busca, que percorre a Prainha seguindo para a Av. Getulio Vargas às 10h da manhã.

Por fim, no domingo (6), o Grupo Lona Preta (SP) apresenta o Concerto Lona Preta às 17h30 na Arena Pantanal, um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular.
Imprimir