Imprimir

Notícias / Artesanato

Artesanato mato-grossense viaja para Belo Horizonte e é exposto na maior feira da América Latina

Da Redação - Isabela Mercuri

Mato Grosso vai marcar presença na 26ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), que acontece em Belo Horizonte (MG) desta terça (1) até domingo (6), dentro da Expominas. Com o tema “Do bronze ao ouro, do suor à superação, a alegria de um Brasil feito a mão”, a feira é a maior do gênero na América Latina e deve atrair cerca de 200 mil pessoas.

Leia mais:
Bordadeiras de Chapada expõe nova coleção "Assunto de Cozinha" durante Chapada Gourmet
Artistas de Várzea Grande celebram realização da I Feira Cultural da Casa de Artes

As peças levadas para a exposição foram produzidas por 26 artesãos de Cuiabá, Barra do Bugres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães, São José do Xingu, Barra do Garças, Cáceres e Campo Verde, e tem como material madeira, cerâmica, tecelagem, produtos indígenas e outros. O estande de Mato Grosso é comandado pelo Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Maria do Carmo Avalone, coordenadora do artesanato mato-grossense, afirma que a participação do estado é importante para representar a cultura regional: “A participação do Estado é imprescindível para o fomento da produção artesanal mato-grossense. São peças únicas, que carregam toda originalidade e traços da nossa cultura, que poderão ser levadas para outros estados e para fora do Brasil”.

Organizada pelo Instituto Centro CAPE, a Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Imprimir