Imprimir

Notícias / Música

Todos em pé para a execução do Hino Nacional Metaleiro

Rolling Stone Brasil

 Imagine só, antes dos jogos de futebol e solenidades, as pessoas ficarem em pé para o Hino Nacional Brasileiro e... cantarem uma música do Metallica, em inglês mesmo?

Essa é a proposta de um grupo de pessoas que assinou uma petição no site especializado em abaixo-assinados Avaaz. O pedido, criado por Edgar C., já conta com mais de 500 assinaturas (a ideia é chegar a 100 mil e enviar para a presidente Dilma Rousseff) e pede que o hino brasileiro seja substituído pela música "...And Justice for All", do Metallica.

“Todos sabemos pelo momento crítico que nosso país vem passando”, diz a introdução. “A injustiça impera num país onde a impunidade, a corrupção e a Lei de Gerson são a regra e não a exceção. A Justiça só age quando tem interesses próprios motivando sua atitude, ou quando a comoção popular é muito grande. Chega de Justiça para poucos, queremos justiça para todos!”

A proposta ainda faz menção ao fato de que pouco sabem cantar o hino de verdade e que a letra não é compreendida pela maior parte dos brasileiros, argumentando que em inglês as pessoas entenderiam melhor do que estão falando.

“O Hino Nacional Brasileiro, apesar de sua música linda, tem uma letra que raros brasileiros entendem. Seu vocabulário arcaico e rebuscado faz com que os brasileiros simplesmente cantem o hino por cantar, sem entender o que estão falando. “...And Justice for All”, do Metallica, é escrito em bom inglês, a língua universal dos dias de hoje, e traz uma letra marcante que clama por justiça”, diz o texto, que em seguida traz a letra traduzida da música de 1988 que dá nome famoso quarto disco de estúdio da banda.
Imprimir