Notícias / Turismo

03/07/2014 - 08:17

Belezas naturais de Mato Grosso são tema de exposição no Misc

Assessoria

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) recebe a partir desta quinta-feira (03), a exposição “Nunca se pisa duas vezes no mesmo rio", do artista plástico Henrique Bertulani. As obras trazem os principais cenários naturais e ecossistemas de Mato Grosso, como as cachoeiras de Chapada dos Guimarães, Jaciara e Campo Novo do Parecis. A exposição segue até o dia 29 de agosto. A entrada é gratuita.

Ao todo são sete telas com gravura emoldurada em vidro e ripas de pôsteres. As peças estão disponíveis para a venda a um preço simbólico de R$ 20, cada. Parte do valor arrecadado será revertido em figurino para a Companhia de teatro e dança afro “Ayoluwa”. A técnica utilizada na confecção é o “pontilhismo”, que mescla pintura, movimento impressionista, manchas e pontos.

De acordo com o artista plástico, Henrique Bertulani, o nome “Nunca se pisa duas vezes no mesmo rio” faz alusão à frase do filósofo grego Heráclito de Efésio (535-475), que advogava que tudo em nossa volta está em constante fluxo, onde a mudança é inevitável.

Ainda segundo Bertulani, o interesse pelo tema surgiu depois que ele começou a praticar canoagem, e os quadros são uma forma de divulgar esses pontos turísticos.

“Mato Grosso é rico em rios com corredeira e gosto de interagir com a natureza da forma mais radical possível. Falar do meu trabalho é falar das belezas naturais que precisam ser visitadas” disse o artista.

Bertulani é nascido em Cuiabá. Morou nos Estados Unidos, Alemanha e Rio de Janeiro e retornou à Capital mato-grossense há pouco mais de 3 anos. O Museu da Imagem e do Som está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75 (Centro Norte). O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet