Notícias / Brasil

22/07/2014 - 19:00

Crianças superam trauma da derrota da Seleção e incentivam jogadores

Globo Esporte

 A goleada que o Brasil sofreu para a Alemanha abalou os torcedores de todas as idades. E foram as crianças, que estão conhecendo agora como é torcer para a Seleção, que deram a primeira resposta positiva após a derrota para os germânicos. O Esporte Espetacular descobriu vários pequenos torcedores que mandaram mensagens de incentivo para os jogadores brasileiros e conversou com um psiquiatra para saber como os pequenos encaram este tipo de decepção.

A primeira torcedora foi a pequena Ana Luiza que escreveu uma carta direcionada à David Luiz. A carta foi postada por sua mãe na internet e depois respondida por David. Conversamos com Ana Luiza que explicou o que a motivou.

- Ele estava muito triste na entrevista, ele chorou. E aí eu achei que ele ia gostar... Eu fiquei triste, porque eu queria que ele tivesse ganhado. Oi, David Luiz. Eu quis escrever essa cartinha, porque você estava muito triste e eu queria ver você feliz - explicou a pequena Ana Luiza.

Para o psiquiatra Fábio Barbirato, especialista em psiquiatria infantil, as crianças veem os jogadores como super-heróis e essa idolatria não surge apenas da imaginação infantil.

- Porque o super-herói é o que? Alguém que é super, que é maior, que é superior. E esse superior é estimulado muito pela família, pelos pais, principalmente pelo pai e pela mãe. E aos poucos eles vão colocando essa responsabilidade de ser o super-herói a alguém que vai acolher, proteger. Porque quando a gente pensa em super-herói a gente pensa em alguém que vai nos proteger, nos acolher. Vai nos dar acolhimento, que vai nos dar, não só o modelo, que eu quero ser igual a ele, mas é quem vai me dar segurança para eu chegar a algum dia em algum lugar - explica ele.

Além da Ana, outras crianças também apoiaram os jogadores. O Esporte Espetacular visitou um projeto social que atende crianças que vivem em comunidades carentes e usa o esporte e a educação para como instrumento de superação. Lá, os pequenos torcedores também mandaram cartas para Thiago Silva, Júlio Cesar e Oscar, que foi alvo de uma cartinha do jovem Caíque, de apenas onze anos.

- Oscar, sou seu fã. Não fique triste porque o time perdeu um jogo. Na Copa de 2018, vocês vão garantir o Hexa. Abraços do Caíque - escreveu ele.

Barbirato enxerga que essa derrota por mais dolorosa que seja pode servir para o crescimento saudável da criança, a compreensão das dificuldades da vida e a construção de um ser humano melhor.

- Você também pode mostrar para o seu filho, que a seleção perdeu, perdeu com um placar muito feio, muito diferente do seu adversário, mas ele vai agora crescer, ele vai treinar para se tornar um melhor time, para no futuro quem sabe, tentar competir de forma similar aos outros grandes times e talvez ganhar, até a copa do mundo. Então, mostrar para o seu filho, você pode ter uma frustração, você pode ter uma grande decepção. Mas você pode através daquilo aprender com seus erros. E se tornar uma pessoa melhor - encerra ele.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet