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13/08/2014 - 11:22

Sem rodar um metro, vagões do VLT ficam ao relento no Centro de Manutenções; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Sem rodar um metro, vagões do VLT ficam ao relento no Centro de Manutenções;  fotos
 Os moradores de Cuiabá e Várzea Grande seguem aguardando a finalização das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deveriam ter ficado prontas em março deste ano. Até o presente momento poucos metros dos trilhos foram instalados e ainda resta dúvida sobre a data de conclusão do novo modal. Enquanto isso, os vagões continuam parados e ao relento no Centro de Manutenções, em Várzea Grande. Vale lembrar que as primeiras composições chegaram no começo de novembro do ano passado.

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Na tarde da última terça-feira (12), a reportagem do Olhar Copa foi até as proximidades do Centro de Manutenções (CM), localizado em Várzea Grande, e constatou que os veículos continuam parados, sem nenhum tipo de proteção e expostos ao sol e a chuva. Isso porque não há uma mínima cobertura sobre os trens para evitar o desgaste.

Em todas as vezes que foi questionado, o Consórcio VLT - responsável pela implantação do novo modal – afirmou que: “A fabricante garante que os trens não sofrem prejuízo quanto à exposição a intempéries. Isso porque foram projetados para suportar as mais variadas condições climáticas como sol, chuva, ventos, raios, poeira, frio, entre outros, por um período de 30 anos”.

Porém, mesmo sem rodar os vagões já sofrem desgastes, diminuindo assim a vida útil do equipamento. Vale lembrar que todas as composições do VLT já estão no Centro de Manutenções em Várzea Grande. “os trens passam por manutenções programadas, além de testes mecânicos e eletrônicos, obedecendo aos procedimentos descritos nos manuais de instrução”, relatou a assessoria de imprensa do Consórcio VLT.

Ao todo são 40 veículos, sendo que cada trem possui aproximadamente 44 metros de comprimento. Ele é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo), sendo 77 sentadas. Todos eles foram importados da Espanha e chegaram de navio até o porto de Santos, depois foram transportados em carretas até a capital mato-grossense.

A última estimativa é que o novo modal deverá custar R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado há algumas semanas, o prazo para conclusão da execução das obras do VLT é dezembro de 2014 e a vigência contratual segue até março de 2015. Porém, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ressaltou em seu último relatório que é praticamente impossível que tudo esteja em funcionamento até o primeiro semestre do ano que vem.

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por Carlos Nunes, em 15/08/2014 às 16:40
Tanto Posto de Saúde, aqui e no interior, precisando de equipamentos...e foram adquirir precipitadamente uma porção de vagões. É evidente que até a conclusão das Obras, até que façam as 40 estações do VLT, até que tudo esteja pronto...essas máquinas vão depreciar a beça. Tudo isso só espelha a incompetência gerencial da mesma turma que jogou fora MILHÕES DE REAIS em remédios porque deixaram passar o prazo de validade. O certo é primeiro constroe o VLT, e depois adquire os vagões. É igual caro novo importado, primeiro constroe a garagem, depois é que compra o carro.
por manoel ribeiro, em 15/08/2014 às 14:31
É impressionante a eficiência demonstrada pela SECOPA através do Secretário Mauricio e sua douta equipe de adjuntos. Acredito que diariamente se reúnam para planejar qual será a melhor forma de causar transtornos à população, com suas obras inacabadas, suas intervenções ineficazes no transito , interdições para refazer o que já foi entregue, VLT sem prazo para entrega, obras das trincheiras mal executadas, Av. da FEB por fazer, CET inócuos, etc. Precisam ser muito competentes para causar tantos transtornos. Parabéns SECOPA
por Chico, em 15/08/2014 às 09:56
Por mais que tenhamos indignação não adianta falar "eu avisei", "eu disse" ou coisa parecida. Quem de nós que postou alguma coisa já fez algo pra mudar? Quem aqui já foi em sessão na Camara ou na Assembleia? Não estou dizendo que eu já fui, mas ficarmos reclamando não leva a nada. Temos agora em outubro a oportunidade de mudança. Vamos trocar toda essa assembleia, trocar todos os dep. federais, vamos colocar sangue novo, mesmo que erramos mas daqui 4 anos mudamos de novo. A Camara de Cuiabá trocou 80% e os trabalhos estão bem ruins. Não tem nada, daqui 2 anos, mudamos mais 80% até os políticos desconfiarem. Claro que o povo depende de ações do MP, do TCE, mas no voto é oportunidade impar de qualquer cidadão indignado.
por revoltado, em 14/08/2014 às 13:56
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: ATÉ QUANDO O CIDADÃO IRÁ TOLERAR ESSA SITUAÇÃO?? SEM VLT, AS OBRAS MAQUIADAS PARA INAUGURAÇÃO COMEÇAM A SER INTERDITADAS, TRINCHEIRAS QUE NÃO FICAM PRONTAS NUNCA E QUANDO FICAREM TENHO CERTEZA QUE NÃO DEMORARÁ MUITO A APARECER PROBLEMAS E SERÃO INTERDITADAS, A CIDADE CONTINUA UM CAOS...ENFIM....QUEM ASSUMIRÁ A RESPONSABILIDADE DE TORNAR CUIABÁ UMA CIDADE DIGNA DE MORAR? QUEM DEVOLVERÁ A BELEZA DA CIDADE VERDE? EU ACREDITO QUE NENHUM DESSES CANDIDATOS TENHA EM MENTE ESSA FINALIDADE. VÃO PASSAR OS QUATRO ANOS ROUBANDO E CULPANDO O GARIMPEIRO SILVAL...E O POVO ENQUANTO ISSO....SE LASQUE...
por Odair, em 13/08/2014 às 18:27
Fim do ano passado eu alertei sobre esse problema.Isso e tipico de se colocar a carroça em frente dos bois.
por Paulo P., em 13/08/2014 às 16:26
Promotor anda de VLT? NÃÃÃÃÃOOOOO. ENTÃO o povo tá ferrado.
por P.da vida, em 13/08/2014 às 15:31
Caros Srs, a mais ou menos quatro meses eu disse que não ficaria pronto P.... nenhuma, varios leitores me criticaram,dizendo que eu era pessimista,que torcia contra... Ora ninguem é imbecil pra não saber de que lado eu estava né? Então aí está o resultado, viadutos meia boca,VLT que não sai, e coisa e tal.... Mas um amigo que mora em Salvador me contou que lá levou 15 anos então estamos muito apressados,né???? Quanto ao que nosso amigo Rogerio Froes disse não é verdade,nada é para sempre, exemplo ontem o Sr Eduardo Campos estava vivo no Jornal Nacional hoje está morto a poucos dias o Sr. Eder Moraes estava preso,hoje está solto e assim por diante.
por Odenor, em 13/08/2014 às 15:00
NUM PAIS SÉRIO ESSA GENTE DO GOVERNO JÁ ESTARIA HÁ MUITO TEMPO NA CADEIA. SÃO MILHÕES APODRECENDO, VIADUTOS E TRINCHEIRAS QUE NÃO VÃO TERMINAR NUNCA. É O MAIOR DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO QUE JÁ SE VIU.
por SIDNEY P. MACIEL, em 13/08/2014 às 14:43
Tudo bem! Os vagões foram feitos para resistir sol, chuva etc... O grande problema é o dinheiro público sendo jogado pelo ralo. A obra não avança, final de mandato, uma vergonha este Governo de mentiras.
por Alex, em 13/08/2014 às 14:17
O VLT não ficará pronto.
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