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23/08/2014 - 10:04

Após interdição de viaduto da Sefaz, governo notifica empreiteiras responsáveis por obras e avalia auditoria

Da Redação - Patrícia Neves

Foto: Reprodução/www.mtnacopa.com.br

Após interdição de viaduto da Sefaz, governo notifica empreiteiras responsáveis por obras e avalia auditoria
Com o anúncio de interdição por quatro meses do viaduto Jamil Nadaf, o ‘Viaduto da Sefaz’, em decorrência de fissuras, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), vão notificar as empreiteiras responsáveis pelas obras públicas da Copa do Mundo, quanto às garantias legais e a qualidade dos serviços contratados pelo governo. A Secopa estuda ainda a contratação de auditoria.

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Em reunião, o governador Silval Barbosa determinou a cobrança de relatório detalhado, ao responsável pela obra, o Consórcio VLT, formado pelas empresas CR Almeida, Santa Bárbara, CAF Brasil, Magna e Astep. O governador garantiu que os reparos necessários não incidirão ônus ao Tesouro Estadual, resguardado por garantias legais estabelecidas no Código Civil e em outras legislações, além daquelas obrigações previstas nos contratos.

“Quero relatórios tanto de obras já concluídas, como daquelas em andamento e suas referidas medições”, afirmou o governador Silval Barbosa, exigindo transparência total e assegurando que todas as informações serão disponibilizadas à população e aos órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas de Mato Grosso. “É inadmissível a detecção de problemas. Anuncia-se interdição por um motivo e depois fala em existência de fissuras?”, protestou o Chefe do Executivo Estadual.

A Secopa estuda ainda a possibilidade de determinar as empreiteiras que executaram ou ainda edificam obras, a contratação de uma auditoria independente em engenharia para apresentar laudos que devem preceder o recebimento ou não das obras.
Segundo a legislação em vigor e os contratos, o Poder Executivo como contratante tem a prerrogativa de receber ou não as obras, caso as mesmas não estejam dentro dos parâmetros que foram contratualmente definidos e com a qualidade exigida.

A obra integra a matriz de responsabilidade da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará Cuiabá e Várzea Grande e que prevê dois ramais, do CPA até o Aeroporto Marechal Rondon e da Av. da Prainha até a região do Coxipó. Em ambos os ramais existem obras de viadutos, trincheiras e passagens de nível orçadas em R$ 1,4 bilhão.
por joao jose reis, em 25/08/2014 às 16:32
DIVULGA O NOME DO ENGENHEIRO RESPONSÁVEL PELA OBRA PELAMORDEDEUS. ESSE SIM É O FAMOSO "MEIA CUIÉ " !! SÓ RINDO PRA AGUENTAR UMA COISA DESSA !!
por Ademir, em 25/08/2014 às 13:03
Pra que serve esta SECOPA, para quê??? Vão gastar mais dinheiro, desviando para uma tal "auditoria" e lá não tem engenheiros, o Governo não tem engenheiros gabaritados para ir no local e fazer uma análise, porque este cabide de incompetentes ainda prossegue??
por pedro carpaxo, em 25/08/2014 às 13:03
ESTE PROBLEMA DO VIADUTO DA SEFAZ É BEM FACIL DE RESOLVER, NÃO SEI PORQUE AS PESSOAS FICAM CRITICANDO TANTO O GOVERNO, É SÓ O GOVERNO PEDIR MAIS UM ADITIVO PRA CONSERTAR ESTA CÁCA QUE FIZERAM E TÁ TUDO RESOLVIDO
por Fernanda, em 25/08/2014 às 11:22
E com esta desculpa de atraso nas obras do VLT, mais uma baixaria do Governo Silval segue firme. Os servidores da SAD, AGE, SEPLAN, Casa Civil, etc continuam recebendo por 40 horas, mas "trabalhando" só 30 horas. E segundo a própria SAD não há previsão de retorno ao normal, devido às obras do VLT. Não há obra nenhuma,tudo parado, enquanto isso Auditores do Estado, Gestores Governamentais (q recebem muito mais de R$ 10.000,00) estão com carga horária reduzida. Será q é por isso q a SECOPA tá inerte, kd os Gestores? Q ninguém menciona auditorias obras e contas da Copa?
por revoltado, em 25/08/2014 às 09:18
E AINDA TINHA GENTE QUE DUVIDAVA QUANDO EU DIZIA QUE AS TRINCHEIRAS IRIAM VIRAR GRANDES PESQUE E PAGUE COM QUIOSQUES SERVINDO PEIXE FRITO E CERVEJA GELADA. TÁ CAMINHANDO PRA ISSO...OU NÃO??
por John Palmer, em 25/08/2014 às 08:10
Ezequiel Paixão, a engenharia Brasileira foi reconhecida, pretérito.
por GILBERTO LUIZ SLIWIENSKI, em 25/08/2014 às 07:52
Todos que trafegam diariamente pela Av.Hist.Rubens de Mendonça, nas imediações desse famigerado viaduto, puderam perceber a melhoria no fluxo do tráfego dos veículos que por ali trafegam. Esta obra é totalmente inutil, houve um erro grosseiro na engenharia de tráfego da região. Com o viaduto liberado, os engarrafamentos são enormes.
por Ezequiel Paixão, em 23/08/2014 às 17:31
Lamentável. A engenharia brasileira é reconhecida no mundo inteiro, e como pode um aobra tão simples de pouquíssima compexidade, gerar rantos problemas?
por ELEITORA, em 23/08/2014 às 11:56
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