Notícias / Arena Pantanal

28/08/2013 - 17:17

Primeira parte da cobertura das arquibancadas é instalada; fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Arena Pantanal já recebe estrutura para acomodar o telhado

Arena Pantanal já recebe estrutura para acomodar o telhado

As obras na Arena Pantanal tiveram mais um avanço nesta quarta-feira. A primeira parte da estrutura metálica que compõe a cobertura das arquibancadas foi instalada hoje (28.08), no setor Norte da Arena Pantanal. Após a pré-montagem em solo, a armação de aproximadamente 83 toneladas foi içada por um guindaste, localizado na área externa do estádio. A armação que cobrirá por completo os torcedores desse setor pesa 250 toneladas.

Leia mais:
Aldo Rebelo volta a defender Arena Pantanal e destaca legado da Copa
Começam os preparativos para o plantio da grama na Arena Pantanal

Medindo 98 metros de extensão e 54 metros de largura, a peça será içada em cinco etapas, conforme ilustração abaixo. Ao todo serão 5.300 m² de proteção. Após a instalação sobre as arquibancadas, dá-se início aos trabalhos de colocação dos três componentes que irão preencher a cobertura. São eles: a telha em formato de trapézio, o isolante térmico e a membrana.

A cobertura do estádio, que totalizará 25.600 m², permitirá que os torcedores estejam protegidos até o guarda-corpo, que separa o público do campo de futebol.

O preenchimento da cobertura é composto de telhado - em formato de trapézio, a placa telha de aço será fixada diretamente sobre a estrutura metálica da cobertura. Jà o  isolante térmico constitui-se por placas de espuma de poliisocianurato, de células fechadas, revestidas com uma camada de fibra de vidro, em ambas as faces, resistente à propagação de chamas. Sua composição é livre de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), o que contribui para preservação da camada de ozônio.

A membrana de revestimento da cobertura é totalmente impermeável e resistente às ações dos ventos. A leveza dos componentes permite rápida montagem. O sistema se adapta às diversas geometrias arquitetônicas e atende as normas relativas à sustentabilidade, conforme os requisitos para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o atestado de “construção verde”.

De acordo com a Secopa, a cobertura escolhida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão. Também não possui incorporação de ingredientes plasticidas ou cloridratos e tem vida útil ilimitada. Com informações da Secopa

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por WELLINGTON, em 28/08/2013 às 23:34
O QUE TEM ESSE ATOR A VER COM ESSA REPORTAGEM....
Sitevip Internet