Notícias / Aeroporto

28/03/2014 - 11:25

Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas, antes e depois da Copa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Priscilla Silva/OD

Primeira parte ficará pronta até o fim de abril, mas segunda só será entregue após o Mundial

Primeira parte ficará pronta até o fim de abril, mas segunda só será entregue após o Mundial

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, será entregue em duas etapas segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A primeira parte (Escopo Copa) deverá estar em funcionamento até o fim de abril, enquanto a segunda (Escopo Pós-Copa) só será finalizada após o término do Mundial de 2014.

Veja mais:
Direito de passageiro não será flexibilizado durante a Copa, informa Anac; há risco em Cuiabá
Fifa quer entregar ingressos no aeroporto e pode aumentar transtornos para os passageiros

A assessoria de imprensa da Infraero informou ao Olhar Copa que a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas: “O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, não quer obras nos aeroportos durante o período de alta temporada, por conta disto as que não terminarem até o começo de maio, quando começa a aumentar o movimento de passageiros, ficarão para depois”.

A primeira etapa (Escopo Copa), que deve ser entregue até o fim de abril contempla os seguintes itens: duas esteiras de restituição de bagagem e estação de banheiros no desembarque doméstico, Centro de Operações Aeroportuárias (COA), calçada do estacionamento, casa de força - KF e central de água gelada; ampliação da capacidade de desembarque e liberação do embarque doméstico no piso superior (nova esteira de desembarque, recuperação do pátio Lado Ar, sanitários do desembarque doméstico, sala de embarque doméstico no piso superior, três pontes de embarque doméstico, área de inspeção, esteiras coletoras dos check-ins e carrosséis de bagagens, estacionamento, via de acesso, duplicação da via em frente ao terminal, via de serviço no Lado Ar, sinalização do pátio de aeronaves, elevadores e escadas rolantes).

Já os itens que ficarão para depois do Mundial (Escopo Pós-Copa) serão: liberação do acesso entre piso ao desembarque internacional e esteira de bagagem internacional (pavimento térreo: nova sala de desembarque internacional com um carrossel de bagagem desembarcada; pavimento superior: nova sala de embarque internacional; área externa: edificação do GEST, ponte de embarque destinada ao embarque e desembarque internacional).

Até fevereiro deste ano, o aeroporto atingiu 53,44% de conclusão, segundo a Infraero. Este número é referente a toda a obra, contando primeira e segunda etapa. Com a ampliação, o terminal passará a ter 13.200 m² no terminal de passageiros, antes eram 7.200 m². A capacidade irá subir de 2,5 milhões (2013) para 5,7 milhões em 2014.

A demanda de passageiros também deve crescer no terminal. Em 2013 foram 2,9 milhões/ano já em 2014 deve ser de 3,3 milhões/ano. O estacionamento de veículos, outro ponto de extrema importância para o local, deve passar dos 9.450 m² para 13.785 m².

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "16"

por Gean, em 29/03/2014 às 15:44
Hoje, 80 dias antes da Copa, Cuiabá está parecendo uma cidade que estava na guerra, destruíram canteiros lindos, ruas, calçadas, diversas ruas e avenidas sem poste, todo comércio e casas com poeira e mato de obras inacabadas e abandonadas, uma aberração e vergonha de DesGoverno total, aprendam a votar, sangraram os cofres públicos, e criaram uma SECOPA para um monte de incompetentes fazer destas obras uma lavanderia do dinheiro público, precisamos saber de uma vez por todas a aprender a VOTAR!!!
por Toabias de Aguiar, em 29/03/2014 às 09:37
O pior é que os mesmo que reclamam pelas ruas ou nessa página, vão votar nos candidatos governistas. Seja eM troca de algumas camisetas, de algum favor político, de um cargo...é uma HIPOCRISIA SEM MEDIDAS!!!!
por Juscelino Ribeiro, em 29/03/2014 às 07:10
Muito Esclarecedora a matéria. Parabéns a Assessoria de impressa da Infraero.
por Antonio Matos, em 28/03/2014 às 17:19
"(...) enquanto a segunda (Escopo Pós-Copa) só será finalizada após o término do Mundial de 2014"... ou seja, NUNCA!!!
por Nascimento, em 28/03/2014 às 16:00
pegadinha do malandro...acreditamos.
por Chico, em 28/03/2014 às 14:56
Esse pessoal acha que a gente é besta. Depois da copa vem aquela velha história, é época de eleição, depois eles vão limpar o tacho, depois não tem mais orçamento, ano que vem chuva de novo e assim é a desculpa. Precisamos moralizar. Vamos trocar de deputados (todos) trocar de senadores, trocar de governador, troca geral ...
por NEI, em 28/03/2014 às 14:45
DEPOIS DA COPA ???? QUA QUA QUA QUA ... LÁ POR 2027 ....
por JUSCELINO, em 28/03/2014 às 14:15
SE TIVESSEM DEIXADO A CIDADE DO JEITO QUE ESTAVA ANTES, SEM FAZER NENHUMA OBRA, EXCETO O ESTÁDIO, IA SER BEM MELHOR! INICIARAM UMA DESTRUIÇÃO NA CIDADE COM BURACOS E OBRAS INICIADAS E INACABADAS POR TODO LADO, OBRAS ESTAS QUE APÓS A COPA NAO SERÃO TERMINADAS. EXISTEM LOCAIS, COMO POR EX A AV. DA FEB, QUE ESTÁ A 2 ANOS INTRANSITÁVEL SENDO CERTO QUE A OBRA QUE INICIARAM LÁ NAO SERÁ CONCLUÍDA. O AEROPORTO ESTÁ UM CAOS, OS DESVIOS DA CIDADE ENTAO NEM SE FALA......O Q FIZERAM COM CUIABA?
por CELSO LUIZ, em 28/03/2014 às 14:00
NÃO VAI FICAR PRONTO NEM ANTES E NEM DEPOIS DA COPA PQ CUIABÁ NÃO TEM AEROPORTO
por Ademir, em 28/03/2014 às 13:48
A Copa do Mundo deve ser só regional, porque ficou para depois da Copa a parte "internacional", um destempero, mais ainda incompetente por parte do Governo.
Sitevip Internet