Notícias / Mobilidade Urbana

05/06/2014 - 15:41

A uma semana da Copa, Governo só deve entregar mais uma grande obra

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Trincheira do Verdão deve ficar pronta a tempo da Copa, segundo a Secopa

Trincheira do Verdão deve ficar pronta a tempo da Copa, segundo a Secopa

Faltando apenas uma semana para a abertura da Copa do Mundo, o Governo do Estado acelera o ritmo para que possa entregar pelo menos mais uma grande obra a tempo do evento. A única certeza, até aqui, é que a trincheira Santa Isabel (Verdão) deve ser liberada até o início da próxima semana. Já a trincheira Santa Rosa, que não ficará pronta a tempo, deve funcionar parcialmente, com a liberação de suas vias marginais para facilitar o fluxo de veículos durante o Mundial.

Leia mais:
Trincheira do Verdão tem um dos sentidos liberados; Pronta na próxima semana
Atrasos nas obras em Cuiabá são destaque no The New York Times

Agora, a corrida é contra o tempo. O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães declarou que 'o acesso viário do Aeroporto (Várzea Grande) até o Porto (em Cuiabá) estará funcionando em sua íntegra durante a Copa e com a passagem livre para os turistas'. A avenida da FEB já está sendo desobstruída e limpa para a Copa, segundo o secretário.

Guimarães afirmou ainda que a trincheira do Verdão deverá estar liberada a tempo da Copa. A construtora responsável pela obra (Métrica Construções) trabalha nos retoques finais. "Essa obra deve ficar totalmente pronta antes da abertura do Mundial", disse o secretário.

Outra obra de grande importância para o fluxo de veículos na avenida Miguel Sutil, a trincheira Santa Rosa, que ficou 'empacada' devido a impasse envolvendo a CAB, não será concluída a tempo. A expectativa é de seu funcionamento parcial durante a Copa.

"Estamos neste momento realizando um esforço grande para que todas as marginais dessa obra estejam liberadas até a próxima terça-feira (10)", disse Guimarães, lembrando que as vias laterais da trincheira, no sentido Círculo Militar, já foram liberadas.

A Secopa não se pronunciou sobre as demais grandes obras que estão em andamento. Assim, a trincheira Jurumirim, os viadutos da UFMT, MT-040 e Dom Orlando Chaves e ainda o Complexo Viário do Tijucal, além das duplicações da avenida Mário Andreazza, Estrada da Guarita, avenida Archimedes Pereira Lima e implantação da via Parque do Barbado também não ficarão prontas para o Mundial.

Em reunião com os deputados na manhã desta quarta-feira, o governador Silval Barbosa reafirmou seu compromisso de concluir todas as obras da Copa até o fim de seu mandato. Os parlamentares exigiram do governador a garantia de que essas intervenções ficarão prontas em sua totalidade, inclusive o VLT.

O presidente da Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior, destacou que "a sociedade da Baixada Cuiabana espera a conclusão dessas obras. Houve atraso no calendário, mas há a certeza e o compromisso do governador de que todas essas intervenções serão continuadas e terminadas até o fim de seu mandato".

Das 56 obras prometidas para a Copa do Mundo, apenas 11 grandes intervenções foram entregues até agora, incluindo a Arena Pantanal, o viaduto do Despraiado e a trincheira Ciríaco Cândia. Boa parte está liberada parcialmente como os viadutos da UFMT, MT-040, Complexo Viário do Tijucal e trincheira Santa Rosa. O aeroporto Marechal Rondon teve o setor de desembarque liberado na última segunda-feira, mas os trabalhos deverão ser continuados após a Copa do Mundo.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por fernando canaris, em 06/06/2014 às 06:28
Vergonha vergonha
por paulo custodio, em 06/06/2014 às 05:52
Disse Silval "2014 será para sempre", dito e feito, nunca terminará essas obras.
Sitevip Internet