Notícias / Mundo

22/07/2014 - 08:32

Agora é oficial: James Rodríguez é o novo reforço do Real Madrid

ESPN

 O Real Madrid, enfim, encerrou a novela e anunciou na manhã desta terça-feira a contratação de James Rodríguez. Após se destacar na Copa do Mundo, na qual foi o artilheiro com seis gols, o colombiano despertou o interesse da equipe madrilenha, que, segundo a imprensa espanhola, pagou 80 milhões de euros por sua contratação (R$ 240,3 milhões).

Em nota oficial em seu site, o clube espanhol informou que o contrato é de seis anos e que a apresentação do atleta será ainda nesta terça, às 20h locais (15h de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Após pisar o gramado, acenar para a torcida e posar para fotos, ele atenderá a imprensa. O ESPN.com.br transmitirá a cerimônia ao vivo.

Caso seja confirmado o valor, o meia-atacante protagonizaria a terceira maior transferência da história do futebol, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros) e Gareth Bale (100 milhões de euros), em negócios feitos pelo próprio clube merengue. Além disso, somando todos os negócios em sua carreira, James já é o segundo jogador que mais movimentou dinheiro.

O colombiano deverá vestir a camisa 10 branca, posto que ficou vago na última campanha após a saída de Mesut Ozil para o Arsenal.

Carreira

Revelado pelo Envigado, da Colômbia, o meia-atacante passou a ganhar destaque atuando pelo Banfield, entre 2008 e 2010, no qual ganhou o Apertura em 2009. Em alta em solo argentino, o jogador teve 70% dos seus direitos negociados com o Porto por 5,1 milhões de euros.

Em três anos na equipe portuguesa, James passou sua primeira temporada como opção no banco e, depois, virou titular absoluto, tendo atuado pelo centro ou nos lados do campo. O colombiano acumulou o tricampeonato português e ainda faturou uma Liga Europa. Individualmente, ganhou o prêmio de revelação do Português de 2011-2012.

O grande futebol fez o Monaco gastar 60 milhões de euros em sua contratação, em 2013, para juntá-lo ao seu compatriota Falcao García. Porém, com a lesão do atacante em janeiro, no meio da campanha, o meia assumiu o protagonismo, foi eleito o melhor do time na temporada e acabou como o líder em assistências no Campeonato Francês.

De quebra, guiou a equipe do Pincipado ao vice-campeonato nacional, o que deu o direito ao clube de voltar à Uefa Champions League depois de nove anos de ausência.

Herdar de Falcao a responsabilidade de ser o craque do time também se repetiu na seleção colombiana. De volta a uma Copa após 16 anos, o país superou a perda do centroavante graças a atuações magistrais de James, que guiou a Colômbia até as quartas de final do torneio, naquela que foi a melhor campanha do país sul-americano na história dos Mundiais. O meia marcou seis gols, um deles o golaço do torneio, contra o Uruguai, nas oitavas de final, e terminou como artilheiro.

Agora, no Real Madrid, James deverá formar um quarteto ofensivo badalado ao lado de Gareth Bale, Karim Benzema e Cristiano Ronaldo. Isso ainda pode significar o fim da passagem de Ángel di María na equipe, pois o argentino - que é alvo de Paris Saint-Germain e Manchester United - teria seu espaço reduzido.

O colombiano é a segunda contratação da equipe merengue para a nova temporada. Antes dele, chegou também o meia alemão Toni Kroos, que já foi apresentado e vestirá a camisa 8.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet