Notícias / VLT

21/01/2014 - 08:23

Artigo aborda 'Poconé: tradição e interesses turísticos'

Emanuel Pinheiro

Como fazer com que o turista se interesse por uma região? Alguns lugares têm que inventar uma situação (...) e assim conseguem atrair turistas. Poconé, distante 94 km da capital mato-grossense, ao contrário, é riquíssima em tradições culturais e belezas naturais, mas que precisam ser melhor conhecidos e divulgados.

Podemos manter a atenção do turista por semanas e, melhor ainda, trazê-lo de volta inúmeras vezes. Uma mina de ouro! Fundado há exatos 233 anos, o município localizado entre os rios Paraguai e Cuiabá, é o principal acesso ao Norte do nosso santuário ecológico que é o Pantanal.

A principal rota de acesso é a Rodovia Transpantaneira, com 149 km, que termina em Porto Jofre. O município de pacato desenvolvimento abriga 35 mil habitantes. É notória a alegria dos poconeanos e dos que optaram em viver lá.

O município é tipicamente pantaneiro, bucólico e aconchegante. Suas casas ainda conservam a beleza arquitetônica do século 19. O município é muito conhecido pelas suas tradicionais festas e comidas típicas.

Poconé é o ponto de partida para quem quer visitar o Pantanal. O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, também conhecido como Caracará, abrange uma área de 138 mil hectares. O Pantanal de Poconé possui grande diversidade cultural, paisagística e fauna exuberante, atraindo ecoturistas nacionais e internacionais. A declaração da Unesco (dezembro de 2000), transforma o Pantanal em Reserva Natural da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, com isso, reforça ainda mais sua importância no contexto mundial.

O maior espetáculo a céu aberto de Mato Grosso, a Cavalhada de Poconé, é uma das mais belas manifestações da cultura mato-grossense. A Cavalhada faz parte das comemorações da Festa de São Benedito, proporcionando ao público a ancestral batalha entre mouros e cristãos. O público pode conferir um colorido fascinante onde os cavaleiros mostram suas habilidades e sua devoção. A manifestação artístico-cultural teve origem nos países europeus e foi trazida a Mato Grosso ainda no século XVIII. A

localização estratégica do município, próximo à reserva ecológica do Pantanal, foi essencial para exploração do ouro em Mato Grosso. A descoberta das minas de Beripoconé em 1777, estabelecendo futuramente a cidade de Poconé, é um dos exemplos do trabalho dos pioneiros na lavra do ouro mato-grossense.

A cidade vive seu apogeu a partir de 1982, com a atuação de 4500 garimpeiros transformando a exploração mineral em principal atividade econômica, superando a tradicional pecuária. Rica em pontos turísticos como o Porto Cercado, Estância Ecológica, o Porto Jofre, e o Sesc Pantanal.

O turista que visita Poconé precisa ter disposição, pois existem atividades o tempo todo, como desvendar lugares, conhecer as regiões onde existia o garimpo, além de conhecer todos os lugares citados à cima. A nossa justa homenagem no dia de hoje é para refletir e ao mesmo tempo resgatar nossas referências históricas, pois estamos perdendo a identidade e nossa força como povo pantaneiro que somos. Afinal, cuidar de Poconé é valorizar nossa tradição. Parabéns Poconé pelos seus 233 anos de muita história.

*Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República em Mato Grosso

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet