Notícias / Aeroporto

05/01/2014 - 08:22

Até novembro obras do aeroporto não passaram de 40%; Confira o panorama de dezembro

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Até novembro obras do aeroporto não passaram de 40%;  Confira o panorama de dezembro
As obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, situado em Várzea Grande, continuam uma incógnita para a população. Ainda não se sabe se o local ficará pronto antes do início do Mundial em Cuiabá, que acontecerá em junho deste ano.

Veja mais:
Comitiva destaca avanços no aeroporto que tem estacionamento liberado
TAM solicita à Anac mudar 40% dos voos; número deve dobrar em Cuiabá
Confira o panorama das obras da Copa 2014 em Cuiabá: Arena Pantanal

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) até novembro de 2013 a obra estava com 40% de conclusão, o balanço de dezembro de 2013 ainda não foi fechado, segundo a assessoria.

No dia 17 de dezembro (terça-feira) as comissões de Infraestrutura Urbana e Transporte (CIUT), presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR), e a Especial de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo, presidida pelo deputado J. Barreto (PR) realizaram uma vistoria no canteiro de obras do aeródromo para saber a real situação em que o local se encontra.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, Juares Samaniego, afirmou que é preciso acelerar os trabalhos: “O terminal de passageiros está bem atrasado. A parte mais difícil ainda não começou que é a de acabamento. Por isso, solicitamos o projeto para análise. Acredito que para cumprir o prazo estabelecido seja necessário sair de dois turnos para três”.

No dia 17 de dezembro também foi liberado o novo estacionamento do aeroporto. Já foram concluídos os serviços de: revitalização da pista de pouso que tem 2.350m; TV Link Digital; Simove – sistema de monitoramento; Anel Óptico – monitoramento de veículos.

Além disso, dois novos terminais estão sendo construídos para vôos executivos. Com a reforma o aeroporto será capaz de atender 6 milhões de passageiros por ano – antes era de 1,5 milhão por ano.

Vale lembrar que a empresa aérea TAM, já solicitou à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) um aumento no número de voos da companhia para Cuiabá. Caso seja aceito, o número deverá subir de cinco voos diários para 11. Por isso é imprescindível que as obras estejam prontas até o Mundial de 2014.

AS FOTOS DO 'PANORAMA' ENGLOBAM TODO O MÊS DE DEZEMBRO/2013

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Silva, em 06/01/2014 às 15:02
Está atrasada porque a empreiteira, assim como em todas as demais obras, não recebem no tempo certo. Ninguém trabalha sem dinheiro
por Luiz, em 06/01/2014 às 11:17
eu fico impressionado como o setor publico e muito incompetente, demorar muito para entregar uma obra normalmente muito mais caro que uma obra do mesmo jeito do setor privando e ainda quando entregam não tem qualidade e lastimável
por Rolf Hans, em 06/01/2014 às 07:28
...VERGONHA......eu só gostaria poder entender.......A firma HAVAN construiu a sua loja de 15.000 m2 em, 3/ 4 meses......o Aeroporto tem 13.000 m2 em construção faz anos ,. e NÃO VAI TERMINAR pra Copa........Onde está o erro........??????????
por julio, em 05/01/2014 às 09:25
Se esta atrasado então que o governo exija das empreiteira que faça o terceiro turno pois isso já passou dos limites.
por Marcelo Almeida, em 05/01/2014 às 09:08
A obra do shopping em frente começou depois, é quatro vezes maior e mais complexa, e vai terminar antes. É só conferir. Isso se chama incompetência programada para novos aditivos.
Sitevip Internet