Notícias / VLT

19/12/2013 - 13:10

Até o final do mês, mais quatro trens chegam ao pátio do CM, em Várzea Grande

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

VLT no pátio do CM: ainda este ano, 1.500 metros de trilhos devem ser instalados

VLT no pátio do CM: ainda este ano, 1.500 metros de trilhos devem ser instalados

Após uma jornada de quase 40 dias em navio, mais quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fabricadas na Espanha, chegam ao Porto de Santos na próxima semana. Após o desembaraço aduaneiro, que já se encontra adiantado, os vagões serão imediatamente despachados em 12 carretas especiais para Mato Grosso, onde devem chegar até o dia 30 deste mês. Para acomodar as quatro composições, 750 metros de trilhos já estão instalados no pátio do Centro de Manutenção (CM) de Várzea Grande. As informações são do gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini. 

Leia mais:

Primeiro teste do VLT deve acontecer em fevereiro do ano que vem
'Marcamos o primeiro gol', diz ministro do Esporte ao ver VLT nos trilhos

O chefão do consórcio VLT informou ainda que 28 composições já estão prontas, das quais, quatro estão chegando e mais quatro saíram recentemente da Espanha, para chegar em janeiro. "O cronograma de fabricação dos trens está dentro do que foi estabelecido com o Governo do Estado de Mato Grosso. Até o mês de março, todas as 40 composições contratadas estarão em Várzea Grande", disse Orsini.

Trilhos - A exemplo dos vagões do VLT, a fabricação dos trilhos também está dentro dos prazos, segundo o gerente do consórcio, adiantando que na próxima semana, já deverão estar a caminho de Mato Grosso os quase 90 quilômetros de trilhos que serão instalados na via permanente, em Cuiabá e Várzea Grande. "Todo o material já está no Porto de Paranaguá, passando pelo processo de desembaraço, que leva no máximo 15 dias. Em breve, já estarão chegando por aqui", informou.

Orsini revelou que os 750 metros de trilhos já instalados no CM, comportam com tranquilidade a acomodação das 40 composições adquiridas, no entanto, "até a virada do ano, pretendemos já contar com 1.500 metros de trilhos instalados". O gerente explicou que só no CM estarão assentados 5 quilômetros de trilhos, o suficiente para manobras e todos os tipos de testes.

"Até o final do mês de janeiro, a população começará a ver os trilhos assentados na via permanente, no trecho do aeroporto", destacou o gerente do consórcio, ponderando que a capacidade de assentamento é de aproximadamente 200 a 220 metros de trilhos por dia, na chamada via singela com dois sentidos (ida e volta). Evitando previsões sobre a conclusão da obra, Orsini ressalta que o consórcio está empenhado em cumprir o cronograma. "Há um esforço muito grande para terminarmos o mais rápido possível". Vale lembrar que o novo cronograma dilatou o prazo de conclusão do novo modal para o final do próximo ano.

O primeiro teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve acontecer em fevereiro, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB), ao admitir que o VLT não ficará pronto para a Copa do Mundo, mas que tentará terminar um dos trechos antes do Mundial. Intervenção para a Copa mais cara realizada pelo Estado de Mato Grosso, com um custo de R$ 1,4 bilhão, o novo modal ligará pontos estratégicos e de grande circulação da capital. Após os testes no centro de comando é que os carros serão colocados na área urbana.

Atualizada ás 15h20

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Gean, em 20/12/2013 às 15:02
Agora entendo porque estes trens estão chegando pingados e bem devagar, depois do Governador Silval há dois anos atrás falar que ia inaugurar o VLT até o fim de 2.013, e depois não seria mais isto e sim somente 1 trecho até Abril ou Maio de 2.014, e agora começo de 2.015, uma vergonha, ou a culpa é do empreiteiro consórcio ou do Governo, de quem é a culpa por tamanha incompetência de prazos.
por totó, em 19/12/2013 às 17:42
espero que quando chegar o ultimo trem,o primeiro ainda esteje em condições de trafego e não precise voltar a origem para reforma.
por ZÉ DI LINO, em 19/12/2013 às 17:33
Oh SUPERZÉ é que conforme esse site: veja http://vgnoticias.com.br/2012/noalvo/Ver/564/silval-barbosa-o-6-pior-governador-do-pais-diz-pesquisa... aqui diz tudo é mais 1 pouco PESSIMOOOOOOOOOO NA SEGURANÇA PUBLICA tanto que é o 5º PIOR SALARIO PAGO aos PRAÇAS DA PM perde até pro VISINHO (RONDONIA) (((((nas rede sociais facebook não diz outra coisa VAI SER O CABO ELEITORAL DELE)))))) PRO SENADO
por Superzé, em 19/12/2013 às 16:24
Isso que eu chamo de, literalmente, colocar o carro na frente dos trilhos... Duvi-do-dó que teremos um metro de trilho pronto do VLT nos próximos 170 dias para colocar esses carros para rodar na Copa. Quero estar redondamente enganado...
por Anderson, em 19/12/2013 às 16:20
Questão de cultura. No que depender dos espanhóis (fabricante do trens) o cronograma será rigorosamente cumprido. Já o Brasileiro...
por luiz, em 19/12/2013 às 14:30
eu não vi o projeto espero que nele esteja a drenagem nessa via permanete pq qualquer chuvinha de 10 minutos esta criando verdadeiros rios em Cuiabá principalmente aonde vai passar o vllt, mais como não vi o projeto acho eu que a drenagem esteja incluído espero.
Sitevip Internet